CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Sorriso perfeito: entenda o que são as lentes de contato dental

As lentes de contato dental proporcionam um sorriso perfeito, ajudam a clarear os dentes e ainda ajudam a melhorar o formato dos elementos dentais; conheça

Bruna Nastas Publicado em 19/01/2016, às 10h19 - Atualizado às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zac Efron - Getty Images
Zac Efron - Getty Images

Queridinho entre as celebridades que buscam o sorriso perfeito, como o ator Zac Efron, as lentes de contato dental estão fazendo sucesso e ganhando cada vez mais adeptos.

A cirurgiã Josi Robaina da Lumina Smile explica que as lentes de contatos dentais possuem diversas indicações, como "a correção de pequenos desalinhamentos entre os dentes. Além disso, também é possível melhorar o formato dos elementos dentais, clarear sorrisos que são resistentes ao clareamento dental e ainda aumentar o volume dos dentes em casos onde o sorriso não é muito aparente", explica.
Com relação a contraindicação, "podemos citar os casos onde há um escurecimento muito severo dos dentes naturais, devido à pequena espessura da lente de porcelana, não seria possível mascarar a cor do elemento dental e isso influenciaria negativamente no resultado estético do tratamento".

Ela explica que, na maioria dos casos, não há a necessidade de realizar anestesias. "A quantidade de desgastes realizados nos dentes do paciente é mínima, quando comparada a um outro tipo de tratamento estético chamado facetas de porcelana. A odontologia avançou muito nos últimos anos, graças à qualidade estética e resistência das porcelanas atuais, podemos realizar tratamentos minimamente invasivos, preservando estruturas dentais sadias. Um dos pontos mais interessantes nesse tratamento, é que o paciente pode ver uma prévia do seu novo sorriso, como se fosse um “test drive”, antes de se fazer qualquer tipo de intervenção em seus dentes. Este teste ajuda o paciente a decidir sobre a realização do tratamento e ainda mostra ao paciente como será o resultado do trabalho", diz Josi.

Após a operação, o paciente está liberado para continuar realizando as suas atividades profissionais e pessoais. Porém, é indicado evitar alimentos mais duros.