CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba quais atitudes família de Sthefany Brito deve tomar no puerpério

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica como a família de Sthefany Brito pode ajudar durante a fase do puerpério

Leticia de Oliveira
por Leticia de Oliveira

Publicado em 20/09/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Sthefany Brito - Foto: Reprodução/Instagram @sthefanybrito @viniciusmochizuki
A atriz Sthefany Brito - Foto: Reprodução/Instagram @sthefanybrito @viniciusmochizuki

Sthefany Brito (37) tem compartilhado em suas redes sociais o período que enfrenta durante o puerpério, após o nascimento de Vicenzo, seu filho caçula. O momento pode ser delicado para a saúde mental das mães e, por isso, a família deve tomar algumas atitudes para ajudar.

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica que, assim como Sthefany Brito, as mães que passam pelo puerpério precisam de suporte, tanto físico, quanto emocional. "É [preciso] ter cuidado para não invadir o espaço, porque ainda é muito tênue", começa.

"Embora essas mães queiram ajuda, elas também se sentem muito invadidas com facilidade. Então, se disponibilizar, ter cuidado para não invadir o espaço, tentar ligar para saber como ela está e não só fazer referências ao filho e à maternidade pode auxiliar."

Leia também: Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

A especialista explica que no puerpério é comum que as mulheres tenham crises de choro e estejam mais propensas a irritabilidade. Isso pode ser desencadeado pela baixa qualidade e quantidade de sono, alto nível de responsabilidade —especialmente para mães de primeira viagem e solo—, e até mesmo a sobrecarga de tarefas e informações.

"Vejo hoje o quanto a informação ajuda, mas também em excesso atrapalha. Essas mães acabam se comparando com modelos de internet, pessoas que nem sempre são aquilo que elas contam, com aquela maternidade ideal", completa a médica. "Também tem outra condição financeira, rede de apoio e tudo mais."

"Então é uma fase de muita solidão mesmo pessoas que estão acompanhadas com parceiro acabam se sentindo muito solitárias, porque estão perdidas ainda. Estão emocionalmente vulneráveis então crises de choro, irritabilidade, sensação de angústia e ansiedade são sintomas normais pra essa fase do puerpério."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE STHEFANY BRITO NO INSTAGRAM: