O jejum intermitente consiste em limitar em poucas horas o prazo da alimentação; conheça
Mania entre as famosas, o jejum intermitente vem ganhando cada vez mais adeptos. Bárbara Evans, Deborah Secco e Gwyneth Paltrow são alguns exemplos que perderam peso adotando a prática.
Porém, a nutricionista Fabiana Britto explica que é preciso alguns cuidados básicos antes de adotar. “O jejum intermitente é uma estratégia que consiste em limitar em poucas horas o prazo onde a alimentação é permitida restringindo-se assim o consumo parcial ou total de energia (50 a 100%). Essa estratégia pode promover substancialmente a perda de peso (5 a 10 % do peso corporal inicial), em apenas 8 a 12 semanas”.
É importante sempre consultar um nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta. “Uma das estratégias mais utilizadas de jejum intermitente é a de se consumir alimentos limitados dentro de uma janela de tempo que varia de 3 a 4 horas, 7 a 9 horas ou 10 a 12 horas, que leva ao jejum que varia de 10 a 21 horas por dia. O método de 16/8 é composto por refeições diárias dentro de uma janela de 8 horas (exemplo: comer de 13:00 às 21:00) totalizando um jejum de 16 horas”.
Além da rápida redução do peso corporal, Fabiana também lista outros benefícios: “Aumenta a expectativa de vida, diminui os níveis de glicose sanguínea melhorando o quadro de diabetes, melhora da função intestinal, reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, aumenta a sensibilidade à insulina nas células musculares e hepáticas, reduz a inflamação e o estresse oxidativo, influencia positivamente na microbiota intestinal”.