Ortopedista explica que no verão as lesões relacionadas ao ombro crescem 30%; saiba mais
Em janeiro, o projeto verão nas academias é potencializado, já que todo mundo quer chegar com um corpão no Carnaval e perder as gordurinhas conquistadas no Natal e Réveillon. Todavia, esse excesso de musculação e exercícios físicos, podem trazer sérias consequências para o corpo humano: “Ano após ano é possível notar um aumento de cerca de 30% nas consultas por dor no ombro relacionadas à musculação nesta época do ano”, conta Márcio Schiefer, ortopedista e Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte.
As lesões mais comuns são a inflamação da clavicula, que fica na parte de cima do ombro, e causa dor ao dormir e ao se movimentar, e a tendinite no ombro, que é muito frequente em quem faz treinos de musculação intensos, “Outras lesões são: ruptura de tendões no ombro e no cotovelo, como o tendão do bíceps”, conta Márcio.
Ignorar as dores, as visíveis lesões e usar apenas analgésicos e compressas de gelo só pioram a situação, por isso a visita a um ortopedista é de extrema importância.
"Os grandes vilões responsáveis por essas lesões é o supino e os exercícios com as mãos acima da cabeça também podem ser ruins para os ombros, pois podem causar bursite e outras lesões. É bom ressaltar que qualquer exercício, quando realizado com carga excessiva e/ou repetições exaustivas, pode levar àqueles problemas”, afirma Márcio.