Internado desde 5 de agosto, Faustão realizou o transplante cardíaco neste domingo, 27
FaustoSilva, mais conhecido como Faustão (73), foi internado em 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após um agravamento em seu quadro de insuficiência cardíaca. Neste domingo, 27, o apresentador realizou a cirurgia de transplante de coração, após passar sete dias na lista de espera.
Faustão fazia parte das 386 pessoas que aguardam pelo órgão no Brasil. A fila é administrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, e engloba todos os pacientes, mesmo os que são atendidos pela rede privada de saúde.
No Brasil, o tempo de espera pelo órgão pode chegar a até 18 meses, a depender do quadro do paciente. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, o número de pessoas na fila para transplante cardíaco há 2 anos, em 2021, era de 392. De acordo com o Ministério da Saúde, Faustão era o segundo da fila.
Leia também:O que é insuficiência cardíaca? Entenda quadro que levou Faustão ao hospital
Luciana Cardoso e João Guilherme Silva, esposa e filho do apresentador, ressaltaram no início desta semana que Faustão está bem e seu quadro segue estável e sem novidades. Segundo comunicado do Hospital Albert Einstein, o comunicador faz diálise e usa medicamentos para auxiliar o bombeamento do coração, o que dá prioridade para ele na fila.
Procurado pela CARAS Brasil, a assessoria de João, que dividia a apresentação do programa Faustão na Band com o pai, afirmou que o jovem não dará entrevistas. "No momento ele não está dando entrevistas. Ainda mais nesse momento delicado", escreveu a assessoria.
"O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição."
Ver essa foto no Instagram