Saudável, o ovo de páscoa funcional prioriza o cacau e elimina gordura trans e saturada de sua fórmula. Veja a receita!
A Páscoa está chegando e todo mundo quer se deliciar com os saborosos ovos de chocolate, que são uns dos principais símbolos desta data. Porém, a maioria deles são “recheados” de calorias ruins e pouco nutritivas, ou seja, além de engordar, não trazem nenhum benefício para a saúde e para a vitalidade para o corpo. Na onda das alimentações funcionais - que visam não apenas o emagrecimento, mas uma dieta saudável que dá mais energia e força às pessoas - nutricionistas e chefs criaram os ovos funcionais.
“O mais importante não é o valor nutricional, mas sim a qualidade dessas calorias. Ovos de Páscoa comuns são ricos em gordura trans e saturada, gorduras inflamatórias que podem ajudar a desenvolver doenças cardiovasculares, além do aumento de gordura abdominal. Estes ovos comuns têm carboidratos refinados, como o açúcar branco, que trazem a sensação rápida de prazer, fazendo com que a ingestão seja maior, já que aumentam a compulsão. O cacau é um alimento funcional, além de ser uma fonte de antioxidantes. Porém, ele aparece no rótulo em último lugar, mostrando que é o ingredientes de menor quantidade no produto. Nosso ovo de Páscoa funcional terá em primeiro lugar maiores quantidades de cacau”, garante a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa Garcia, dona de sua própria clínica no Rio de Janeiro, que tem um curso de ovo de Páscoa funcional.
+ Goji Berry: veja os benefícios desta fruta que ajuda a emagrecer
No ovo de Páscoa funcional, apenas gorduras e nutrientes benéficos à saúde fazem parte dos ingredientes.
“Um ovo de páscoa funcional tem maiores quantidades de cacau. Em sua consistência há muito o aminoácido triptofano, que é precursor de serotonina - um neurotransmissor que traz sensações com bem-estar, prazer e bom humor. Ele também tem que ter muitas gorduras boas, que evitam inflamações, como o óleo de coco e oleaginosas como amêndoas, castanhas, avelã e nozes”, afirma a nutricionista.
Pensando numa Pscoa mais saudável, a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, revelou sua receita prática e saudável de um ovo de Páscoa funcional. Confira e faça em casa!
Ingredientes
- 150g chocolate amargo ou meio amargo
- 150g farelo de aveia
- 50g uva-passa
- 100g castanha-do-pará picada
- 150g frutas desidratadas picadas de sua preferência
- 150g açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 1/2 xícara de água
Modo de preparo
Misture a água, o mel e o açúcar mascavo em uma panela e leve ao fogo. Misture os ingredientes secos e adicione aos poucos a calda para dar liga. Deixe esfriar. Derreta o chocolate em banho maria. Em uma forma de ovo de Páscoa faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que esfriar, coloque o recheio dentro do ovo e retorne à geladeira. Se preferir, coloque outra camada de chocolate e deixe gelar.
Obs: Dois ingredientes do ovo, a aveia e a castanha-do-pará, são ótimas para o organismo. A aveia estimula o bom funcionamento intestinal e a diminuição dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol. A castanha-do-pará é importante para combater o envelhecimento celular, desintoxicar o organismo e fortalece o sistema imunológico.