Em entrevista à CARAS Brasil, o oftalmologista Alexandre X explicou que a condição revelada pela ex-BBB Deniziane não tem tratamento na fase adulta
Deniziane Ferreira (29), ex-participante do BBB 24, usou seu perfil do Instagram nesta quinta-feira, 15, para falar sobre seu estrabismo e revelou que vive desde pequena com uma condição chamada "olho preguiçoso". Em entrevista à CARAS Brasil, o oftalmologista Alexandre X da Costa explicou detalhes sobre o diagnostico, que é irreversível na fase adulta e muito comum entre pessoas que têm estrabismo.
"Olho preguiçoso a gente chama quando um olho enxerga menos que o outro por um motivo de falha no desenvolvimento da visão. Isso acontece muitas vezes em quem tem estrabismo", diz ele, que adianta que o tratamento só pode ser realizado ainda na infância.
"Na infância, normalmente a gente trata esses casos com o uso de óculos ou tampão do olho bom, para fazer o olho preguiçoso forçar a enxergar. Então isso força o desenvolvimento dele. Quando a gente tampa o olho bom e força o cérebro a interpretar a imagem do olho que tá preguiçoso, ele vai desenvolvendo e vai recuperando a qualidade da imagem, mas isso só acontece até o sete anos de idade", explica.
Em seu desabafo no Instagram, Anny contou que não se importa com os comentários envolvendo seu olho e conta que convive com sua condição desde criança, algo que ela já se acostumou. "Juro que não me incomoda, já que tenho desde a infância. Nasci desse jeito. Pode falar que não vai me afetar, não", disse a mineira.
Leia também: Ex-BBB Deniziane revela quais cirurgias pretende fazer após harmonização
Apesar de algumas pessoas confundirem estrabismo com olho preguiçoso, Alexandre afirma que as duas condições têm suas particularidades. "Alguns tipos de estrabismo a gente trata só com óculos e tampão, outros melhora sozinho, outros precisam de cirurgia para corrigir", conta.
"Mas corrigir a posição do olho é uma coisa e melhora da visão é outra coisa. Então nem sempre corrigir o estrabismo significa que a pessoa vai melhorar a visão, pode ser que o olho já seja preguiçoso. E isso não tem tratamento na fase adulta", declara o médico, que reforça que a cirurgia de correção do estrabismo pode ser realizada em todas as idades: "é recomendada sempre que você queira reposicionar o olho na posição normal, seja por uma questão estética ou por uma questão funcional de melhorar a visão".
Ver essa foto no Instagram