Em entrevista à CARAS Brasil, o infectologista Igor Marinho explica o diagnóstico do ator Othon Bastos e qual a relação da idade com o quadro
Publicado em 31/03/2025, às 14h44 - Atualizado em 04/04/2025, às 10h11
O ator Othon Bastos, de 91 anos, deixou os fãs preocupados na noite do último domingo, 30, ao interromper a apresentação de sua peça de teatro, chamada Não Me Entrego, para ir ao hospital. O artista passou mal no palco e precisou ser levado ao médico para realizar exames. Agora, ele já está melhor e revelou que o diagnóstico é uma virose.
Em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Igor Maia Marinho, médico infectologista, fala sobre o quadro do ator e explica qual a relação com a idade. Othon Bastos confessou que já estava sentindo um pouco de mal-estar antes de começar o espetáculo, mas se sentiu disposto para fazer a apresentação. Porém, o veterano acabou se sentindo indisposto e precisou de atendimento médico rápido de, após uma bateria de exames, foi diagnosticado com virose.
Segundo o Dr. Igor Marinho, médico infectologista, este termo é usado popularmente para descrever infecções causadas por vírus. "Essas infecções podem afetar diferentes sistemas do corpo, como o respiratório, o gastrointestinal ou até mesmo o sistema nervoso central", explica o especialista.
O infectologista reforça que, em muitos casos de virose, o próprio organismo se recupera com o tempo e repouso, mas alguns exigem maior atenção."No entanto, a gravidade de uma virose pode variar de acordo com o tipo de vírus e o estado de saúde da pessoa infectada, de modo que o quadro clínico pode passar a ter uma apresentação mais grave", afirma.
O médico enfatiza que os sintomas de virose podem parecer comuns ou leves em pessoas mais jovens, porém podem se apresentar de maneira mais grave em idosos, pois o sistema imunológico já não responde da mesma forma.
"A idade avançada é um fator importante na avaliação de qualquer quadro clínico. Aos 91 anos, o sistema imunológico já não responde da mesma forma que em uma pessoa jovem. Além disso, idosos tendem a ter uma reserva fisiológica menor, ou seja, têm menos capacidade de compensar alterações causadas por infecções, mesmo que consideradas leves".
O infectologista alerta: "Por isso, sintomas como mal-estar, fraqueza, febre ou desidratação merecem atenção redobrada nessa faixa etária, muitas vezes justificando a hospitalização para que não ocorram complicações", finaliza o Dr. Igor Marinho ao avaliar o quadro do ator Othon Bastos.
Leia mais em: Othon Bastos revela diagnóstico após passar mal no palco de teatro em SP
Ver essa foto no Instagram