Ex-A Fazenda, Mateus Carrieri foi diagnosticado com problema de saúde e passou por procedimento médico
Publicado em 25/03/2025, às 14h10
Mateus Carrieri (58) passou por uma raspagem da próstata em agosto de 2021 após receber o diagnóstico de uma hiperplasia benigna. O procedimento é indicado quando ocorre o aumento da região corporal, o que pode acarretar em complicações se não for tratada a tempo.
Normalmente, o problema de saúde acomete homens acima dos 50 anos, como já ocorreu com o rei Charles lll (76), que também passou por um procedimento em fevereiro de 2024 para tratar a doença ainda com o tratamento encarado como tabu entre os homens.
CARAS Brasil entrevista o Dr. Octavio Henrique Arcos Campos, médico Urologista dos principais hospitais de São Paulo, que explica o tratamento da HPB varia conforme a gravidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida do paciente.
"Em muitos casos, terapias medicamentosas com bloqueadores alfa-adrenérgicos (relaxam a próstata) ou inibidores da 5-alfa redutase (reduzem o tamanho da próstata) são suficientes para aliviar os desconfortos. No entanto, para aqueles com sintomas mais severos ou quando há complicações, procedimentos cirúrgicos – como a ressecção transuretral da próstata – são necessários", diz.
"É importante dizer que a hiperplasia prostática benigna não se transforma em câncer. São doenças diferentes, cada uma com sua fisiopatologia e evolução natural. Entretanto, devido à alta incidência de ambas em homens idosos, é possível que o câncer seja detectado de forma incidental durante a avaliação de uma HPB", complementa.
Campos destaca a importância de o paciente manter uma alimentação saudável para manutenção de uma qualidade de vida. Boas práticas no dia a dia ajudam a evitar condições e doenças como a diagnosticada no ex-participante de A Fazenda.
"A prevenção da HPB passa pela adoção de medidas de saúde que envolvem, principalmente, a manutenção de uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e a realização de check-ups periódicos. Essas atitudes ajudam não apenas a minimizar os sintomas da HPB, mas também a manter a saúde prostática em dia e possibilitar o diagnóstico precoce de outras condições, como o câncer de próstata", finaliza.