Joelma recebeu diagnóstico médico após um show internacional
Publicado em 28/03/2025, às 14h42
Joelma (30) passou por maus bocados em setembro de 2024 após sofrer uma torção no tornozelo durante um show em Bilvao, na Espanha. Na época, ela passou por exames de imagem e teve que seguir um protocolo médico para se recuperar.
CARAS Brasil entrevista o Dr. Guilherme Henrique Porceban, médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, que explica o processo para se diagnosticar uma entorse e os principais cuidados que o paciente deve ter.
"Uma entorse pode ser diagnosticada quando você sente dor, percebe inchaço ou tem dificuldade para mexer o tornozelo depois de torcê-lo. O médico geralmente descobre o problema perguntando como a lesão aconteceu e examinando o local. Às vezes, ele pede uma radiografia para ter certeza de que não há fraturas", afirma.
"A gravidade varia bastante. Em casos leves, a dor e o inchaço são pequenos. Já nas entorses graves, a dor é forte, o inchaço é grande e o tornozelo pode até ficar instável, como se “não aguentasse” o peso. Quando os ligamentos se rompem completamente, o problema fica mais sério e precisa de atenção especial", complementa.
O tratamento da entorse depende de quão grave ela é. Para casos leves, o segredo é o método “RICE”, que é um protocolo de tratamento de lesões ou uma matriz de priorização. A seguir, confira as principais dicas:
"O médico pode indicar remédios para dor e inflamação também. Se a entorse for mais séria, talvez você precise usar uma tala ou gesso para imobilizar o tornozelo. Depois, a fisioterapia ajuda a trazer a força e o movimento de volta", conclui sobre o caso da cantora.