Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings explica os sintomas da espondiloartrite, doença que atinge Zé Felipe
Publicado em 16/11/2024, às 18h30
Dono de milhões de seguidores nas redes sociais, Zé Felipe (26) convive com o diagnóstico da espondilite anquilosante, conhecida também como espondiloartrite, desde 2019. A doença, que não tem cura, pode trazer algumas complicações caso o paciente não siga o tratamento adequado.
Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings explica que pacientes que possuem a doença de Zé Felipe podem passar por algumas complicações. "A doença pode levar a perda de mobilidade da coluna lombar e cervical e das outras juntas atingidas por meio da progressão da inflamação e fusão das articulações."
"Há então, uma perda da capacidade para atividades de vida diária e de trabalho afetando o rendimento e a qualidade de vida geral", acrescenta. "Menos comumente atinge os olhos provocando inflamação (uveíte) e o intestino (colite) causando diarreia crônica. Como a inflamação é sistêmica, se não for controlada, há aumento do risco para eventos cardiovasculares (como infarto do miocárdio)."
Leia também: Virginia surpreende Zé Felipe ao expor quantos ovos come por dia: 'Meu Deus'
Jennings explica que a doença é sistêmica, ou seja, atinge o corpo como um todo. "A doença reumática inflamatória afeta principalmente as articulações da bacia (sacroilíacas) e da coluna e também as grandes juntas (como joelhos e quadris) e tendões, [mas] pode afetar também os olhos e intestino."
"Não existe uma causa bem definida, mas é sabido que tem relação com autoimunidade (o sistema imune agride o próprio corpo) e hereditariedade. Atualmente, o nome espondilite anquilosante vem caindo em desuso, dando lugar ao termo espondiloartrite", afirma o especialista. O quadro é mais comum em homens, que acumulam 70% dos casos, e jovens, abaixo de 45 anos.
Leia mais em: Poliana Rocha impressiona com semelhança entre Zé Felipe e Maria Flor: 'Iguais'
Ver essa foto no Instagram