Médica de Isabel Veloso explica qual é o atual estado da influencer, que está em cuidados paliativos em luta contra o câncer
A influenciadora digital Isabel Veloso ganhou grande repercussão na internet ao engravidar durante os cuidados paliativos contra um câncer sem cura. Com isso, a médica dela, Melina Branco Behne, revelou detalhes sobre a saúde da jovem de 18 anos.
Em conversa com o Gshow, a médica contou que Isabel não está em estado terminal. O caso dela é de cuidados paliativos. Ou seja, ela tem um tumor que não responde aos tratamentos e não tem cura. Então, Isabel recebe cuidados para controlar os sintomas da doença.
"O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com o crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia - que eram dores e falta de ar. Agora, o que está sentindo são as ânsias e os vômitos, comuns no início da gestação", disse ela.
Então, a médica ainda explicou os cuidados paliativos de Isabel. "O que fazemos são cuidados paliativos. Na prática significa que, não tendo mais o tratamento, a cura, para a doença do paciente, nós vamos focar em controlar os sintomas. E assim garantir que todas as necessidades do paciente e dos familiares sejam atendidas", afirmou ela, e completou: "A Isabel está em acompanhamento paliativo porque teve retorno da atividade tumoral e efeito colateral das quimioterapias realizadas. Ela ficou com neuropatia periférica, gerando dores fortes e crônicas. E, com isso, decidiu não continuar mais o tratamento quimioterápico".
Vale lembrar que Isabel Veloso foi diagnosticada com Linfoma de Hodking. Ela fez o tratamento com quimioterapia, mas este parou de fazer efeito. Com isso, ela iniciou os cuidados paliativos para controlar e aliviar os sintomas. O tumor dela está na região do mediastino, entre o coração e o pulmão, e pode causar dispneia, arritmias e dor crônica.
A influenciadora digital Isabel Veloso usou as redes sociais para conversar um pouco com os seguidores a respeito de sua gravidez. Para quem não sabe, a jovem de 18 anos possui um câncer terminal. Em seus stories no Instagram, Isabel explicou que realiza acompanhamento médico desde o momento em que descobriu a gestação. Além disso, por se tratar de uma gravidez de risco, ela contou que seu pré-natal é feito em dois hospitais.
"Eu faço acompanhamento em dois hospitais. Como minha gestação é de alto risco, por conta da doença e das sequelas da doença, como meu pulmão, tenho que garantir UTI neonatal e uma assistência adequada para mim. O [hospital de] alto risco fica em outra cidade e eu só fui uma vez. No pré-natal daqui eu fui desde que descobri a gravidez", declarou ela.
Em seguida, Isabel Veloso mencionou a onda de críticas que vem recebendo nos últimos tempos por conta da gestação. De acordo com a influenciadora, internautas têm apontado uma 'farsa' em seu diagnóstico.
"Me questionam de uma forma absurda. Em relação a laudo, exame, prontuário. Vocês podem ligar lá, olhar lá, ver no hospital. Passei por dois hospitais onde fiz transplante de medula, tratamento, aonde vou em algumas consultas. Tenha uma paulada de [documentos] no hospital. Eu divulguei o meu lado e minha indignação é que ninguém posta isso, mas fica me atacando na internet", lamentou.