A cantora Fafá de Belém, de 68 anos, desabafa sobre quadro de saúde e revela que precisou de ajuda médica após sentir aperto no peito e falta de ar
Publicado em 27/03/2025, às 16h41 - Atualizado às 17h07
A cantora Fafá de Belém, de 68 anos, cancelou a sua participação em uma palestra na tarde desta quinta-feira, 27, após uma crise de burnout. Na ocasião, a artista conversaria com o público sobre etarismo em evento promovido por Patrícia Poeta com Ju Ferraz e mediação de Cátia Fonseca.
O painel dela chegou a ser cancelado pela organização do evento. Fafá falou mais sobre o ocorrido por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
"Quero compartilhar com vocês um tema que está cada vez mais fazendo parte da vida de todos nós. Dia desses, vi uma entrevista do Alexandre Coimbra Amaral, querido, competentíssimo, em que ele dizia que nos dias de hoje a pergunta não é mais: 'eu terei um burnout?' Mas sim: 'quando eu terei um burnout?'", destacou.
Fafá de Belém contou que teve uma crise de burnout na última semana. "Na terça-feira de manhã, eu acordei sem saber direito onde eu estava, com um aperto no peito gigantesco e uma falta de ar. Meu corpo todo tremia, eu tive um frio absurdo, não conseguia falar direito, nem levantar da cama", explicou.
Ela ainda falou sobre o diagnóstico. "E é isso. Estou passando por isso agora e como a nossa relação por aqui sempre foi de transparência e verdade, decidi falar com vocês sobre. Obrigada ao dr. Roberto Kalil, Vania Assaly, dra. Márcia Sundin, dra Bruna, Luis Altenfelder e toda a equipe do Sírio Libanês", disse.
Por fim, agradeceu à família e à equipe. "A toda a rede de apoio e ao amigo querido Dr Paulo Niemeyer. Estou BEM! Fiquem tranquilos! Decidi falar sobre o tema porque isso pode ajudar outras pessoas. Por favor se cuidem, cuidem de sua saúde mental e não pensem duas vezes a qualquer sinal de esgotamento e procurem ajuda medica. A todos que me abraçam e enchem de amor pelos palcos da vida saibam que vocês sempre me curam", concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Em setembro, Fafá de Belém contou, em entrevista ao programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, que mudou a sua rotina alimentar, adotada após recuperação de uma fratura no joelho, decorrente de um acidente doméstico.
"Glúten e carboidratos estão fora do cardápio", revelou a famosa, explicando como essa mudança foi essencial para sua recuperação e para manter uma alimentação mais saudável e balanceada. Ela ressaltou que, além de ajudar na reabilitação, a nova dieta trouxe benefícios visíveis em sua disposição e controle de peso.
Em entrevista à CARAS Brasil a médica nutróloga Cibele Spinelli comentou sobre as dietas sem glúten e carboidratos.
"Eliminar o glúten da alimentação é uma recomendação entre pessoas portadoras de doença celíaca, uma doença autoimune em que o consumo de glúten provoca uma reação imunológica, sendo muitas vezes subdiagnosticada, mas existe também pessoas que possuem um quadro de sensibilidade ao glúten não celíaca, apresentando não apenas sintomas intestinais, mas extra intestinais, como fadiga, dor de cabeça, alterações na pele, dores articulares, onde a redução do glúten é essencial para a melhora dos sintomas, porém é sugerido a avaliação de um médico para determinar se a exclusão do glúten é realmente necessária", orienta. Confira!
Leia também: Fafá de Belém exalta cultura paraense e destaca legado do Círio de Nazaré: 'É um abraço coletivo'