Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile explica os riscos para Raul Gazolla após ter sofrido seis infartos
Publicado em 30/03/2025, às 13h20
Raul Gazolla(69) se tornou assunto após revelar que sofreu o sexto infarto, em novembro do ano passado. O diagnóstico é grave e pode trazer algumas complicações e riscos à saúde do artista, sucesso dos anos 1990 e 2000.
Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile afirma que Raul Gazolla é uma exceção em relação ao quadro. A médica explica que as complicações de um infarto são bastante prejudiciais, podendo levar até a morte.
"O risco de sofrer um infarto, pode ser a morte súbita ou uma lesão extensa no coração levando a uma insuficiência cardíaca, que é a incapacidade do coração de exercer seu papel de bomba. Ou seja, o coração não consegue mais mandar a quantidade de sangue necessária para todo corpo."
Leia também: Médica explica diagnóstico de Raul Gazolla: 'Exceção a regra'
A cardiologista diz que fatores hereditários e o estresse podem colaborar para que o quadro aconteça. Além disso, ela afirma que o fato de Raul Gazolla sempre ter sido um atleta amador também chama atenção em relação ao diagnóstico.
"Mesmo depois de vários infartes, ele continuou a treinar muito forte. Está certo que atividade física faz bem ao coração, mas tudo dentro dos limites que o seu corpo tolera", acrescenta. A especialista diz que o treino de forma excessiva pode ser um fator importante.
"Programa de atividade física supervisionada e com limites de segurança da frequência cardíaca que podem ser determinados por meio de testes de esforço, são permitidos e bem vindos, mas excessos são deletérios. Acabam sobrecarregando um organismo que não está mais apto para tal esforço."
Leia mais em: Raul Gazolla expõe momento sobrenatural após sofrer 6° infarto: 'Fiz passagem'
Ver essa foto no Instagram