CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Ex-repórter da Globo, Veruska Donato faz relato forte sobre a morte do pai: ‘Dor’

Ex-repórter da Globo, Veruska Donato faz alerta importante ao relembrar trágica morte do pai em campanha sobre Setembro Amarelo

Clara Andrade
por Clara Andrade
[email protected]

Publicado em 24/09/2024, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veruska Donato faz relato forte sobre a morte do pai - Reprodução/Instagram
Veruska Donato faz relato forte sobre a morte do pai - Reprodução/Instagram

Alerta gatilho: esse texto contém informações sensíveis sobre saúde emocional.

Na última segunda-feira, 23, Veruska Donato dividiu um desabafo ao relembrar a trágica morte de seu pai em suas redes sociais. Em uma campanha voltada para o Setembro Amarelo, a ex-repórter da Globo destacou a importância de cuidar da saúde mental e compartilhou que seu pai tirou a própria vida quando ela tinha apenas 16 anos.

Além de refletir sobre a ausência do pai, Veruska também falou sobre o impacto que a partida teve. Em um relato forte, a jornalista afirmou que a morte "destruiu sua família", e contou que decidiu se abrir sobre o assunto como uma tentativa de ajudar outras pessoas: "Eu quero aproveitar o Setembro Amarelo para falar com você sobre suicídio”, iniciou.

Durante muitos anos, nós jornalistas fomos orientados a não falar sobre esse assunto, porque quanto mais se falava, segundo médicos, segundo especialistas mais as pessoas se sentiam incentivadas a também cometer suicídio. Mas a gente precisa falar desse tema, muito por causa de pessoas como eu”, a jornalista abriu o coração.

Na sequência, Veruska revelou que seu pai tirou a própria vida durante sua adolescência, o que deixou um vazio imenso na família: “Ficamos nós: eu, meu irmão e minha mãe. É uma dor que não dá para explicar. Além da ausência, da saudade, que é comum na morte, você também fica se perguntando: o que eu fiz? Ou o que eu não fiz para evitar isso?”, questionou.

"Quando uma pessoa comete um suicídio, ela atinge outras seis pessoas --no mínimo. Foi o que aconteceu com a minha família. O suicídio destruiu a nossa família, os nossos sonhos, a harmonia que tínhamos em casa”, completou. Por fim, Veruska explicou que decidiu compartilhar seu relato para incentivar outras pessoas a buscarem ajuda.

Eu vim aqui dar esse depoimento sincero, de coração, para que outras pessoas não tenham que passar pelo o que eu passei, pelo o que a minha família passou. Pense nisso. Busque ajuda. As prefeituras tem os CAPS, que são os Centros de Atenção Psicossocial, e que são muito bacanas, são muito equipados. Converse com alguém", Veruska concluiu o relato.

É importante destacar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e atua diretamente na prevenção ao suicídio de forma gratuita para todas as pessoas que desejam conversar com sigilo. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias, por telefone, e-mail e chat. Ligue para 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.

Veruska Donato recorda saída da Globo:

Recentemente, a jornalista e apresentadora Veruska Donato abriu o coração e falou um pouco sobre seu diagnóstico de burnout, um distúrbio emocional provocado por estresse crônico no local de trabalho. A comunicadora, que passou duas décadas na TV Globo, deixou a emissora carioca em 2021 após ficar mais de 70 dias afastada por recomendações médicas.