A jornalista Veruska Donato, diagnosticada com burnout em 2021, fez um desabafo ao relembrar sua saída da Globo após duas décadas
A jornalista e apresentadora Veruska Donato abriu o coração e falou um pouco sobre seu diagnóstico de burnout, um distúrbio emocional provocado por estresse crônico no local de trabalho. A comunicadora, que passou duas décadas na TV Globo, deixou a emissora carioca em 2021 após ficar mais de 70 dias afastada por recomendações médicas.
Em entrevista ao site Splash, do UOL, Veruska revelou que ainda sofre com a doença mesmo após três anos do ocorrido. Na época do diagnóstico, ela "travou" na rua enquanto realizava uma reportagem em São Paulo.
"Tenho pesadelos com a Globo quase toda semana. Tenho pesadelos horríveis [...] Sonho que estou contratada, trabalhando na empresa ainda, e aí, quando chego com o meu material para botar no ar, eles dizem: 'Não, mas você não trabalha mais aqui'. É tudo muito confuso. Fico sem casa, começo a passar fome, não arrumo mais emprego em lugar nenhum, porque é mais ou menos isso que aconteceu", declarou a jornalista.
Recentemente, Veruska Donato venceu um processo contra a Globo por assédio moral. De acordo com a repórter, a emissora passou a impor "padrões estéticos", além de receber críticas a respeito de seu corpo por "flacidez, ruga e gordura fora do local" da chefia de figurino.
Ainda em entrevista ao Splash, Veruska Donato contou que após deixar o cargo por afastamento chegou a ser procurada por afiliadas da TV Globo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sua cidade natal. No entanto, as empresas teriam voltado atrás após o processo se tornar público.
"Eu queria que as pessoas soubessem que eu sofri. Doía você se achar incompetente", desabafou a jornalista. Atualmente, a comunicadora atua como assessora de imprensa da prefeitura local de Campo Grande.
Por sua vez, a Globo se pronunciou sobre o assunto por meio de um comunicado à imprensa. Leia aqui: "A Globo não comenta casos sub judice, mas reitera que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa. Além disso, também oferece treinamentos constantes para manter um ambiente de trabalho saudável e um sistema de compliance eficiente, que apura criteriosamente todos os relatos que chegam à Ouvidoria, punindo comportamentos contrários ao Código de Ética, inclusive com desligamentos. Nosso sistema de compliance também prevê o apoio integral aos relatantes, proibindo qualquer forma de retaliação em razão das denúncias".
Ver essa foto no Instagram
O apresentador Manoel Soares está longe da Globo há 9 meses. Na época, ele rompeu o contrato com a Globo na época em que apresentava o programa Encontro ao lado de Patricia Poeta. Desde então, ele está longe da TV aberta, mas segue trabalhando a todo vapor.
O comunicador se tornou apresentador multiplataforma. Ele criou um site, chamando Bombou, e faz lives diariamente nas redes sociais. Além disso, ele trabalha ao lado da esposa, Dinorá Rodrigues, com quem está junto há 18 anos.
O atual projeto dele repercute as principais notícias do dia e relaciona com a importância para a sociedade de forma que todos possam compreender.
Em entrevista ao site Notícias da TV, Soares contou sobre a transição da TV aberta para a internet. "Na verdade, aconteceu pouco tempo depois da minha saída da emissora, e a transição para o Bombou foi muito reveladora, pois, querendo ou não, estando dentro de um veículo de comunicação de massa, você molda a sua fala para aquele cenário. Hoje, eu me sinto mais livre para falar e estou redescobrindo minha comunicação e sendo diretamente influenciado pelas pessoas que me ouvem, porque eles também me trazem muita coisa bacana, muitas referências", disse ele.