Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica como funciona o tratamento da psoríase, doença que atinge o cantor Xand Avião
Publicado em 04/01/2025, às 18h40 - Atualizado em 06/01/2025, às 08h10
Grande nome do forró brasileiro, o cantor Xand Avião(42) falou sobre seu diagnóstico de psoríase, uma doença crônica que atinge a pele, pela primeira vez em 2023. Apesar de ser uma doença comum entre os brasileiros, muitos ainda não sabem como funciona o tratamento.
Em entrevista à CARAS Brasil, a médica dermatologista Luciana Maluf explica que a doença que atinge Xand Avião é extremamente importante, já que a doença não tem cura."De um modo geral, o tratamento tem que ter uma boa conversa com o paciente por ser uma doença que não tem cura, mas tem como viver sem essas lesões e de um modo que a pele possa estar bem próxima do normal."
A especialista diz que o tratamento pode variar entre casos mais leves e graves, mas que, em geral, é importante cuidar da saúde da pele e prezar pela proteção do sol. O cantor já relatou que, após o diagnóstico, decidiu começar o tratamento da condição.
Leia também: Xand Avião revela que diminuiu rotina de shows para curtir filhos e esposa
"Em uma psoríase mais leve, podemos fazer um tratamento tópico com bastante hidratação e alguns produtos chamados queratolíticos, que ajudam a suavizar esse ressecamento, câmaras de luz UVA e UVB também ajudam e até mesmo a exposição solar de forma controlada", diz. "Já nos casos mais graves, podemos lançar mão dos tratamentos via oral e das medicações chamadas imunobiológicas."
Maluf também aponta que existem complicações mais comuns entre pessoas que, como Xand Avião, têm psoríase. "As mais comuns são devidas a essa quebra de proteção da barreira cutânea, proporcionando maior ressecamento, lesões mais ásperas, limitando o movimento e proporcionando uma maior incidência de infecções."
Ela alerta que também se deve prestar atenção na saúde mental de quem também recebeu o diagnóstico. "A maior complicação que devemos estar atentos é a psicológica, que pode mexer com a autoestima e alterar a vida dessas pessoas de forma sociocultural negativamente."
Leia mais em: Xand Avião celebra uma década de união com Isabele Temoteo: 'Coração bate mais forte'
Ver essa foto no Instagram