CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Efeito sanfona: comum no fim de ano, mudança de peso faz muito mal à saúde

Endocrinologista revela que emagrecer e engordar, hábito comum em dezembro por causa das festas, afeta muito o organismo; saiba mais

Luiza Camargo Publicado em 19/12/2016, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Efeito sanfona: mudança de peso faz muito mal à saúde - Shutterstock
Efeito sanfona: mudança de peso faz muito mal à saúde - Shutterstock

 Dezembro é um mês complicado para quem faz dieta, já que há festas de confraternização, Natal e Réveillon, que sempre são celebrados com muita comida e bebida. Todavia, essa é uma época que muitas pessoas investem pesado na academia e na dieta, para chegarem no verão com um corpo incrível. Essa mistura contraditória pode levar ao efeito sanfona.

Um estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro revelou que não é só na aparência física que o efeito sanfona causa danos, as alterações bruscas no peso também podem causar danos ao fígado, aumentar riscos de diabetes e problemas cardíacos,e esses males não podem ser revertidos com a perda de peso.

A maioria das pessoas passa por efeitos sanfona, pois adotam hábitos saudáveis apenas por pequenos períodos de tempo e depois voltam a adotar um estilo de vida ruim”, explica Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Outro fator que facilita o efeito sanfona é a adoção de dietas malucas, que estão na moda que na maioria das vezes são nutricionalmente inadequadas.

Além de ser esteticamente desagradável, o efeito sanfona também mexe com o metabolismo, pois cada tentativa frustrada de perda de peso e posterior reganho faz com que as próximas tentativas de perder peso se tornem cada vez mais difíceis.

“O peso corporal assim como a temperatura e a pressão arterial são controlados pelo sistema nervoso central, especificamente pelo hipotálamo, através de conexões neuronais que interpretam os estímulos externos e as variações hormonais internas adaptando/regulando a nossa fome e saciedade”, conta Assed. Essa regulação do peso é lenta e constante, e hoje já se sabe que quanto mais rápido e duradoura for a intervenção para perder peso mais fácil ficará a luta contra a balança.


"O combate ao efeito sanfona passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis que devem ser incorporados por períodos longos e de preferência de forma continua, como a pratica de exercícios físicos, cessação da ingestão exagerada de álcool, cessação do tabagismo, implementação de dieta regrada com alimentos integrais, com alimentação de três em três horas mais fracionada, evitando abusos de carboidratos, bebendo bastante liquido durante o dia, pode-se chegar ao emagrecimento saudável e duradouro", explica o especialista.