Dieta, feita por nutricionistas, divide a proporção semanal de refeições em 80% saudável e 20% guloseimas
A dieta 80/20 na verdade é uma reeducação alimentar. Ela faz sucesso porque não faz as pessoas passarem fome ou nunca comerem guloseimas, só tenta achar um equilíbrio ideal entre saudável e engordativo. Na 80/20, 80% das refeições são feitas com alimentos leves, grelhados e saladas. Já os 20% podem ser docinhos, pizza e hambúrguer, por exemplo. Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, Helton Finocchio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, revelou como é feita esta dieta e seus benefícios; confira!
1) Quais são os benefícios de seguir essas proporções?
"Toda prescrição nutricional deve ser avaliada individualmente e sempre em alguns casos a brechas para sair um pouco da prescrição de forma controlada sem exageros. Esse método 80/20 é uma forma de ter 80% dos hábitos alimentares saudáveis com alimentos de verdade e com uma reeducação alimentar e tem uma tolerância de 20% de não deixar de comer o que gostaria como exemplo um pedaço de pizza e hamburguer. Isso de alguma forma facilita o tratamento do paciente, que não adere a restrições severas na maioria das impostas nas dietas radicais".
2) Por que o método pode ser seguido por tempo ilimitado?
"Tem um tempo de tolerância devido a pessoa poder enjoar do que lhe foi prescrito ou até mesmo descontrolar nos 20% livre, o que poderá ocasionar uma descompensação ao tratamento".
3) Como dosar diretinho essas proporções nas refeições?
"Aqui a grande questão, pois como mencionado anteriormente, a melhor forma é através de um nutricionista a qual irá determinar quantidade de nutrientes e calorias necessárias para fazer a proporção exata dos 80/20".
4) Como, de fato, não perder o controle nos 20% de refeições "livres”?
"Procurar primeiro se policiar e deixar sempre por perto os alimentos mais saudáveis considerados 80%, procurar não ficar com fome dando intervalos longos entre as refeições. Com o passar do tempo , utilizando a reeducação alimentar, esses 20% tendem a reduzir mais ainda".
5) Quantos quilos, em média, é possível perder por mês seguindo esse método?
"Difícil avaliar a perda de peso, pois cada um de nos tem um metabolismo e individualidades, e hábitos alimentares diferentes uns dos outros".
6) Para quem esse método serve? E para quem não serve?
"Ele serve para as pessoas que buscam uma reeducação alimentar de forma inicial de mudança aos poucos. Mas não serve para pessoas que necessitam restrições alimentares, ou que tenham uma descompensação e indisciplina na hora de se alimenta".