CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / QUEDA DE CABELO

Como tratar alopecia? Especialista explica doença que atingiu Virginia, Maiara e Maraisa

Em entrevista à CARAS Brasil, especialista explicou detalhes sobre a alopecia, doença que Virginia, Maiara e Maraisa revelaram ter

por Surenã Dias
[email protected]

Publicado em 25/08/2023, às 14h30 - Atualizado em 29/08/2023, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maiara descobriu alopecia dois anos após diagnóstico na irmã, Maraisa - Foto: Reprodução / Instagram
Maiara descobriu alopecia dois anos após diagnóstico na irmã, Maraisa - Foto: Reprodução / Instagram

Nesta semana, a empresária Virginia Fonseca revelou, em entrevista ao jornalista Leo Dias, que sofreu com a alopecia após a polêmica base que lançou no início do ano. Pouco tempo antes, Maiara, dupla de Maraisa, contou que também enfrentava problemas com a doença. 

Em sua publicação, Maiara apareceu acompanhada de dois médicos que estão lhe ajudando a recuperar o couro cabeludo. A artista destacou a importância de ter os cuidados necessários neste período.

“Não adianta só ter um cabelo bonito por fora, ele tem que estar saudável por dentro também. A Eliana e o doutor Domingos fazem isso por mim. Eles cuidam do meu cabelo de forma integral, desde a escolha do mega, a troca, até o método da microemborrachada", declarou ela.

COMO É O TRATAMENTO DE ALOPECIA? 

Em entrevista à CARAS Brasil, a Nutróloga e Ortomolecular Fernanda Cortez explicou detalhes envolvendo o tratamento de alopecia, doença que causa a ausência ou queda de cabelos. 

"Primeiro lugar, é importante procurar um profissional especialista na área. O tratamento é feito de acordo com a causa, mas o médico pode indicar o uso de medicamentos para ser aplicado no local da queda", disse ela.

Alopecia é uma doença que causa a ausência dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total. Existem diversos tipos de alopecias, entre elas, androgenética, areata, tração e eflúvios.

A especialista completa dizendo que cuidados básicos no dia a dia podem ser decisivos para evitar a doença. Entre eles, evitar banhos quentes ou até mesmo o uso de protetor térmico por pessoas que utilizam a famosa chapinha. 

"Quem faz o uso de escova ou chapinha, sempre passar protetor térmico, pois o calor pode prejudicar os fios, quando estiver muito sol, fazer o uso de bonés ou chapéus. Banho muito quente pode prejudicar os fios e a aparência, além de manter uma boa alimentação, pois é muito importante", disse.

Leia também: Maiara revela que sofre de doença e está passando por tratamento: ''Exames em dia'' 

Apesar de ter tratamento para diminuir as quedas, a alopecia não tem cura. Por ser uma doença genética, que passa de pai para filho, ela apenas pode ter seus sintomas controlados. 

Em 2021, Maraísa também fez um relato falando sobre ter recebido o diagnóstico de alopecia. Em participação no programa É de Casa, ela confessou que o seu tipo de alopécia é a androgenética, que fica localizada no topo da cabeça. 

A cantora disse que após receber o diagnóstico não entrou em pânico, porque sabia que se tratava de um problema muito comum entre grande parte das mulheres. 

"Eu percebi que era uma coisa muito natural, muito comum, só não é tão falada. Então, meninas: eu sofro de alopecia, eu sou um pouco carequinha, sim. Não tem que ter vergonha, não tem que ter medo, não tem que se diminuir por ter alopecia. Eu tenho, muita gente tem, é uma coisa muito normal, muito natural e só tem que tratar", disse.