Movimento ajuda na coordenação motora, no fortalecimento muscular e pode queimar até 300 calorias em apenas 30 minutos
O burpee, exercício muito comum nas aulas de crossfit, é difícil e exige habilidade e concentração, todavia, é um dos melhores para quem quer emagrecer e fortalecer os músculos do corpo todo, já que ele é de alta intensidade .
“A atividade trabalha o corpo inteiro, por isso ajuda a construir força e resistência, aumenta a frequência cardíaca e pode queimar cerca de 300 calorias em apenas 30 minutos”, diz o preparador físico Daniel Wayand, da Crown Crossfit Recreio.
Separar alguns minutos do dia para praticar o exercício, que pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa, já garante bons resultados.
+ Lucas Lucco impressiona os fãs com treino de crossfit
“Como no dia a dia temos baixa atividade motora, nossa coordenação tende a ser muito prejudicada. Neste sentido, atividades que envolvam movimentos mais complexos, como o burpee, tem um efeito muito importante. Entretanto, sempre é importante lembrar que ele deve ser muito bem executado e que iniciantes devem passar por um processo de aprendizagem motora do movimento”, complementa o profissional.
Como fazer o exercício:
“De pé, flexione os joelhos e projete o corpo para frente. Apoie as mãos no chão, na lateral do tronco. Faça uma flexão de cotovelo (o tradicional apoio/flexão de braço) com os cotovelos próximos ao tronco. Suba, fique de pé e dê um salto, batendo a palma das mãos acima da cabeça. Basicamente, o burpee é uma mistura de apoio, agachamento e polichinelo”, ensina Wayard.
Confira a ilustração a seguir com a execução do movimento: