O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, lançou a #TrocoLikesPorSangue
Como forma de conscientizar e aumentar o número de jovens doadores no Brasil, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, reuniu atrizes, atores e youtubers na campanha #TrocoLikesPorSangue.
A ação nas redes sociais tem a participação de Isabella Santoni, Mariana Rios, Carolina Portaluppi, Bia Arantes, Dani Russo, Rachel Apollonio, Heslaine Vieira, Thati Lopes, Karina Ramil, Juan Paiva, Vinícius Wester, Victor Lamoglia, Bia e Branca, Tavião, Caio Vaz, Dora Figueiredo, Gabi Lopes e Nathan Barone.
"Meus amores! Não sei se vocês sabem, mas apenas 2% da população brasileira doa sangue regularmente. É tão pouco, né? Então, quem for doar sangue no Hemorio e postar uma foto doando sangue com a #TrocoLikesPorSangue, vou retribuir com likes! Sim, likes real! E aí, quem tá comigo nessa?", disse Santoni em sua conta no Instagram.
"Galera, vejo muita gente postando aqui no insta algumas hashtags como #sdv, #trocolikes, #followme, entre outras do tipo só para ganhar mais likes ou seguidores. E se isso tivesse um significado real? Foi o que o Hemorio fez. Agora, quem doar sangue e postar uma foto doando com #TrocoLikesPorSangue, eu e mais um pessoal vamos dar um like pela vida. E aí, vamos doar sangue?", sugeriu Mariana.
Criada pela Z+, a ação fundamenta-se na popularidade de hashtags como #trocolikes e visa engajar o público jovem por meio da retribuição de curtidas nas redes sociais por nomes conhecidos dentro e fora da internet. Para dar início ao movimento, as personalidades convidam pelo Instagram seus seguidores a doarem sangue em qualquer hemocentro do país.
Aqueles que toparem o desafio e postarem na rede social uma foto da doação com a hashtag #TrocoLikesPorSangue terão sua publicação curtida por todos os influenciadores participantes da campanha. Os jovens que não estiverem aptos para doar sangue receberão um certificado que passaram pela triagem para compartilhar nas redes sociais.
Eles também receberão “likes” das personalidades em seu post no Instagram. “Vivemos na geração dos likes e não há melhor canal para falar com o público jovem do que as redes sociais. Com a campanha, damos à popular hashtag ‘troco likes’ um significado social e visamos espalhar a mensagem por todo o Brasil”, explicou Rodrigo Melo, diretor de arte da Z+ Rio. “A parceria com a Z+ é muito bem-vinda e chega em boa hora. Uma de nossas metas mais almejadas é o aumento do número de doações de sangue entre os jovens de 16 e 29 anos, público alvo da campanha. Quem começa a doar sangue ainda jovem sente mais cedo a emoção de salvar uma vida e tem mais chances de se tornar um doador fidelizado. Esperamos a adesão em massa dos jovens à campanha e agradecemos também a colaboração dos artistas e influenciadores digitais que vieram doar sangue e contribuíram com a ação”, disse Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.
As personalidades participantes da campanha #TrocoLikesPorSangue abriram mão de seu cachê para colaborar com a iniciativa do Hemorio.