Fábio Porchat abriu o verbo sobre os medos e as motivações que basearam sua escolha de não ter filho
O casamento de Fábio Porchat (39) chegou ao fim após oito anos, devido a um conflito de interesses entre ele e sua então esposa. Ela sonha em ser mãe, ele não quer ter filhos.
Em entrevista ao jornal O Globo, ele explicou sua decisão e falou pela primeira vez sobre como foi lidar com as consequências dela.
De acordo com Porchat, entender que ser pai não será uma realidade em sua vida foi um processo lento e até mesmo doloroso.
"Desde o início [do relacionamento], ela falou: "Se não quiser ter filho, fale agora que a gente não fica mais junto". Eu falava "vamos ter, vamos ter". Até que a coisa começou a afunilar, ela fez 35 anos... Não posso ter filho por vias naturais (por causa da baixa contagem de esperma). Congelamos um embrião e, quando foi ficando perto de acontecer, eu só pensava: "Rapaz, não sei se quero isso na minha vida".
Para o humorista, cogitar ter filhos era muito mais uma pressão psicólogica que ele se colocava, para satisfazer as vontades de sua esposa, do que algo que realmente partia dele.
"Todo mundo sempre cobra, porque é meio a ordem natural da coisas. Muita gente disse: “Mas você seria um pai ótimo”. Não tenho dúvida, mas não tenho interesse. E aí, falavam: “Você diz isso agora, já já vai querer”. Eu respondia: "Vocês não estão entendendo: eu não quero".
"Comecei a fazer terapia para entender se era só medo, que todo mundo tem, né? Aí, lá para novembro, dezembro, a Nataly disse: "Você tá esquisito, estranho". Eu respondi: "Não quero ter filho". Aí, tivemos uma crise de choro. E chegamos nesse impasse".
Ver essa foto no Instagram
O humorista comenta que refletiu sobre como a chegada de um filho muda a vida e também a rotina individual e como casal.
"Não quero minha vida mudando. Tem muita coisa egoísta nessa decisão de não querer dividir meu tempo, a responsabilidade de ter outra vida mais importante que a minha. Mas o ponto crucial é eu chegar em casa e pensar: ainda bem que não tenho filho".
Fábio Porchat apesar de não querer ser pai, tem dois sobrinhos e gosta de crianças. "Sou muito apegado mas quando devolvo para a minha irmã... que sonho!'