Convidados celebram a pedra fundamental de projeto cemiterial na zona sul do Rio de Janeiro
Passado e futuro se unem em um dos projetos arquitetônicos mais ousados do mercado cemiterial brasileiro.
O mais famoso, tradicional e icônico cemitério carioca, o São João Batista, na zona sul do Rio, lançou a Pedra Fundamental do seu primeiro complexo crematorial, velatório e cemiterial.
O novo espaço vai englobar um avançado cemitério vertical, equipado com tecnologia de ponta sustentável, patenteada, chamada de Eco No-Leak, o primeiro crematório da região e um programa de resgate da história e memórias do cemitério, através das valorosas obras de arte e personalidades sepultadas no local.
Esse projeto surgiu através de uma parceria entre a concessionária Rio PAX na figura do presidente, Geraldo Monge, e a coordenadora geral de cemitérios e serviços funerários, Daniela Mantovanelli, com o objetivo de trazer para o município os conceitos tecnológicos e sustentáveis mais avançados e disponíveis no setor, restituindo a população com serviços públicos de excelência.
Para este programa, além do lançamento da Pedra Fundamental do novo complexo, será resgatada a preservação do acervo cultural e a memória histórica do cemitério, fundado em 1852 por D. Pedro II, através de visitas guiadas e outras ações a partir de 2019, incentivando o turismo cemiterial na cidade do Rio e Janeiro, como circuito cultural permanente a visitas tanto para moradores como para turistas.