Primeiro livro póstumo de Stan Lee traz personagens que se unem para proteger a Floresta Amazônia de um inimigo maléfico
De um encontro inédito nasceu a obra Aliados da Amazônia, que a FTD Educação e a Stan Lee Kids Universe lançam em 12 de Novembro, na www.amazon.com.br. Ao lado de dois de seus parceiros, os cineastas Frederico Lapenda (de Homens de Coragem e Fúria), e Terry Dougas (de Feito na América e Super Poderes), Stan Lee elaborou um projeto de uma obra infantil, com características bem nacionais, que destaca a importância da Floresta Amazônica para o mundo. Para dar corpo à ideia, o trio chamou o escritor Gabriel Chalita, que criou esta aventura de personagens com super-poderes que vão se unir para derrotar uma criatura do mal, capaz de destruir o equilíbrio da floresta.
A história, com inspiração no universo dos super-heróis, se dá quando os animais da Floresta Amazônica viviam em harmonia. Essa paz, porém, acaba de ser abalada. Lamal, monstro que se serve de mentiras e disfarces para ameaçar a vida, ressurge após ser libertado das profundezas da terra durante uma escavação realizada por formigas. Desavenças entre os seres da Floresta começam a surgir e são, cada vez mais, frequentes. Ao que parece, podem estar sendo causadas por essa criatura malévola. Para evitar que o caos tome conta da Amazônia, quatro figuras, com incríveis poderes, que representam os elementos da natureza: Gabe, o uirapuru (ar); Serena, a vitória-régia (água); Nina, a tartaruga (terra); Duca, o macaco (fogo), unidos por um propósito e pela amizade, vão investigar o que está acontecendo e farão de tudo para resgatar os valores essenciais capazes de trazer o equilíbrio e a harmonia social.
Ao longo da narrativa, o leitor poderá conhecer mais sobre as lendas da região, personagens folclóricas como o Anhangá - figura que inspirou a criação de Lamal -, e diversas espécies de animais típicos da região.
Ilustrações do artista Bruno Miranda destacam a atmosfera das animações cinematográficas neste projeto que pode futuramente ganhar versões para televisão, games e outros formatos de entretenimento. "Nesta era tão tecnológica e com a força da marca Stan Lee e da Amazônia, o livro traz uma mensagem de união e de consciência ambiental que tocará os corações e mentes de pessoas de todas as idades”, diz Frederico Lapenda, um dos idealizadores do projeto.
Sobre os autores:
Stan Lee é mundialmente conhecido como o cocriador dos super-heróis da Marvel, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, O incrível Hulk, Os Vingadores, X-Men e O Quarteto Fantástico. Presidente emérito da Marvel, membro do Conselho Editorial da Marvel Comics, presidente e diretor de criação da POW! Entertainment, fundada com Gill Champion, Stan Lee é ainda autor de Soldado Zero, The Traveler e Starborn, entre outros títulos. Com o objetivo de incentivar a leitura entre jovens e crianças, fundou a Stan Lee Kids Universe, editora multimídia que publica obras para crianças maiores de 10 anos. Recomendado a partir do 5o ano acompanha.
Frederico Lapenda aos 18, imigrou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estudou televisão e cinema. Por sua carreira de mais de 25 anos na indústria de entretenimento, em Hollywood, recebeu vários prêmios. Produziu filmes, programas de TV e documentários, entre eles Sequestro, que concorreu a uma indicação ao Oscar de 2010, além de videogames e musicais. Preside o Beverly Hills Film Festival e acredita na formação de novos cidadãos através da leitura. Com essa obra, espera contribuir para a promocao da Floresta Amazônica.
Gabriel Chalita nasceu em Cachoeira Paulista (SP) e escreveu seu primeiro livro aos 12 anos. Formado em Filosofia e Direito, o autor já publicou 84 livros de diversos gêneros. No Brasil, na América Latina, Europa e Oriente Médio, vendeu mais de 10 milhões de cópias. Chalita também tem dois mestrados e dois doutorados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.
Terry Dougas cresceu em Volos, na Grécia, onde viveu até os 18 anos, antes de se mudar para Vancouver, no Canadá, e depois para Los Angeles, nos Estados Unidos. Aos 23 anos, produziu seu primeiro filme, The Mesmerist (2002). Seu segundo projeto foi Noivas (2004), que contou com a produção executiva de Martin Scorsese. Em 2005, cofundou a produtora 1821 Media, que produziu filmes como Aprendendo com a vovó (2015), com Lily Tomlin, nomeado ao Globo de Ouro, e Feito na América (2017), estrelado por Tom Cruise. Cofundou a Stan Lee Kids Universe com Stan Lee.
Sobre o ilustrador
Bruno Miranda nasceu em São José dos Campos (SP) e desenha desde os 2 anos. Apaixonado por arte e tecnologia, estudou Ciências da Computação no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada. Trabalha como ilustrador desde 2009. Premiado como ilustrador publicitário, recebeu 6 Leões de Ouro no Festival Internacional de Publicidade de Cannes (França), além de prêmios do D&AD – Global Association for Creative Advertising & Design Awards.
Sobre a FTD Educação
www.ftd.com.br
Há mais de 115 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.