No 'Roletrando', Silvio treinava o jovem Gugu para assumir seu próprio programa no SBT
Final da década de 1980. Após uma conturbada saída de Gugu Liberato para a Globo, Silvio Santos foi atrás de seu pupilo e conseguiu repatriar o apresentador no SBT após negociações com o próprio Roberto Marinho.
Na época, a imprensa colocou o negócio em US$ 3,5 milhões, sendo que Silvio teria oferecido a Gugu um salário mensal de US$ 50 mil para ele retornar à emissora que o revelou para o sucesso. Os valores eram uma verdadeira fortuna.
Prestes a realizar uma cirurgia em suas cordas vocais, o 'Patrão' via em Gugu a esperança de manter a audiência dominical com um jovem talento no ar caso não conseguisse recuperar sua voz.
+ Faustão já fez stand-up em show de calouros de Silvio Santos; relembre
Em 1988, Silvio anunciou durante seu programa dominical a recontração do jovem pelo SBT. "Gugu Liberato, aquele que ia, mas não foi", disse em tom irônico. Durante participação no programa deHebe Camargo, quase afônico, Silvio falou sobre sua doença e o retorno do loiro. "A minha corda vocal e o músculo estão cansados. Eu posso parar de falar a qualquer momento. Eu posso ficar um ou dois anos sem falar. Antes que isso aconteça, eu tentei trazer o Gugu de volta, porque o Gugu não é só um bom animador, ele é um rapaz de bom caráter. Conheci a mãe dele, o pai, que me disse: 'Comigo é pau na mão e pão na outra. Filho meu não pode ser vagabundo, nem bêbado, nem ladrão'. Conheci a Maria e o Augusto, que foi caminhoneiro, e disse que não iria perder este garoto, que eu trouxe para o SBT, porque vou encontrar outros animadores, já tinha visto outros, mas talvez não encontrasse outro com boa formação igual ao Gugu. E como perdi a batalha para minha voz, a minha idade, vou passar, até por inteligência pro Gugu, porque os outros lá da Globo estão falando: 'O velho está pifando'. A voz está acabando. O Gugu tem 28 anos, daqui a cinco anos está com 33, 'tá' com audiência lá em cima. O público acostuma com ele, o velho está pifando, acabando com 62 anos de idade. Estamos com o domingo ganho, e o SBT, que sempre foi um dos donos do domingo, fica sem nada. E eu acordei", explicou o apresentador.
+ Fora do ar no Brasil, Gugu Liberato comemora liderança na audiência em Portugal
Disposto a treinar o pupilo, Silvio apresentou o programa Roletrando ao lado dele. "R, de rato. Eu prefiro R de rapaz. Rapaz bonito, que nem o Gugu", brincou o apresentador durante a prova da atração, que consistia em formar uma palavra com as letras palpitadas.
Agora, vinte e seis anos depois, Gugu pode retomar sua carreira no SBT e suceder, em breve, Silvio Santos nas noites de domingo na emissora.