Em decorrência do Mal de Parkinson, a matriarca faleceu na manhã desta terça-feira, 8, em sua casa no RJ
Alda Meneghel, mãe de Xuxa Meneghel, morreu aos 81 anos na manhã desta terça-feira, 8, em sua casa no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria da apresentadora à CARAS Digital.
Dona Alda, como era conhecido pelos fãs da apresentadora, lutou nos últimos 10 anos contra o Mal de Parkinson e a perda progressiva dos movimentos após sofrer dois AVCs em 2014.
Através das redes sociais, Xuxacompartilhava momentos emocionantes e carinhosos ao lado da mãe, e chegou a pedir orações para o estado de saúde da avó de Sasha Meneghel.
Em um destes posts, a namorada de Junno Andrade relembrou todos os estágios da doença da mãe e celebrou sua garra para viver mesmo com as limitações. ''Mãe, quando a senhora começou a andar de cadeira de rodas, a senhora atropelava a gente e ria. Andando de carrinho acelerava e levava os netos de carona. Quando começou a parar de poder pintar com pincel, usou os dedos, e as pinturas eram simplesmente mais lindas. Quando não podia mais falar, tentava se expressar com os olhos, e que olhar. Hoje, na cama sem poder mexer nada vejo o quanto tenta estar aqui viva para a gente, para nós filhos, netos, bisnetos e agregados. Obrigada por ser tão forte'', declarou ela na ocasião.
Desde a descoberta do diagnóstico da doença degenerativa, Xuxa não poupou esforços para encontrar tratamentos que ajudassem a dar mais conforto para sua mãe. Em 2013, Dona Alda passou por uma cirurgia delicada na Argentina para implantar eletrodos intracerebrais para a estimulação dos nervos afetados.
A matriarca da família Meneghel morreu sem saber do infarto fulminante que ocasionou a morte de seu filho, Cirano Rojabaglia, aos 57 anos, em setembro de 2015. Xuxa e os irmãos optaram por esconder a notícia da mãe, pois estavam preocupados com o estado debilitado em que ela se encontrava.
Já em 2017, a família Meneghel perdeu mais um membro, desta vez, Luiz Floriano Meneghel, pai da cantora. Luiz sofria de esclerose e faleceu aos 85 anos por falência múltipla dos órgãos.
Alda e o ex-marido passaram boa parte da vida matrimonial na pequena cidade gaúcha de Santa Rosa, onde conceberam seus quatro filhos: Solange, Bladimir, Maria da Graça (Xuxa) e Cirano -- morto aos 57 anos em 2015. Alguns anos depois, a família se mudou para o Rio de Janeiro.