O TEMPO DE ROSAMARIA MURTINHO
Ela enaltece a contemplação e a sabedoria que a idade traz
Redação Publicado em 08/04/2009, às 08h48 - Atualizado em 09/04/2009, às 17h44
Acostumada a ouvir elogios sobre sua aparência jovem e disposição, Rosamaria Murtinho (73) não se deslumbra e se considera "uma senhorinha". "Não quero parecer garotinha", afirma a atriz, que gosta de contar a história de como percebeu de fato as marcas da idade no rosto. "Foi em setembro do ano passado, depois que fiz operação de catarata. Eles põem dentro do olho um cristalino e você enxerga tudo sem óculos. Quando tirei o tampão da vista e olhei no espelho, fiquei horrorizada com o festival de rugas", exagera, com bom humor, na Ilha de CARAS. "Não sabia que estava assim! Passei a pôr óculos escuros assim que acordava. Ia tirando aos poucos para me acostumar com as rugas", completa.
O tempo é assunto recorrente na conversa com Rosamaria. E um belo motivo de comemoração. No dia 27 de julho, ela e o marido, o ator Mauro Mendonça (77), pai dos seus três filhos - o músico João Paulo (46), o ator Rodrigo (45) e o diretor Mauro Mendonça Filho (42) - fazem bodas de ouro. "Quando casei, um amigo pegou minha mão e a do Mauro e disse: 'você tem que ser um pouco ele e ele, um pouco você'. Por muito tempo não se guimos isso (risos). Hoje vejo que ele tinha razão. A idade dá sabedoria", afirma, sem querer parecer pretensiosa. "Mas quando as pessoas perguntam como é fazer 50 anos de casamento, respondo: nem pior, nem melhor, apenas diferente", justifica.
Segundo a atriz, o casal, que há dez anos chegou a se separar, é muito unido agora, mas não fica grudado. "O próprio desentendimento fez com que a gente se entendesse melhor", conta. Eles aderiram aos quartos separados, para ter mais inde pen dência e, profis sionalmente, também mantiveram a individualidade. "Mas ainda não chegamos à sofisticação de casais como Rita Lee e Roberto de Carvalho, que moram em casas separadas", analisa ela.