Ricardo Nunes apresenta sua casa, onde convive com a mulher, os filhos e os animais de estimação
A máxima de que ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher se aplica com perfeição ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (54), e sua Regina Nunes (40). Desde que assumiu a administração da maior cidade do País, o político conta com o apoio incondicional da eleita para encarar os desafios típicos da vida pública. “Sempre estive ao lado do meu marido para tudo que ele precisasse. Acredito que o homem precisa ter uma esposa, lado a lado, em todas as situações. Sempre acompanhei esse universo e posso dizer que a política também faz parte da minha vida”, afirma a primeira-dama, no lar paulistano da família. “Regina tem um coração enorme e uma vontade imensa de ajudar o próximo”, elogia o prefeito, fazendo do clã seu alicerce. “A minha família é uma das coisas que mais prezo na vida. É um bem divino”, emenda ele, que assumiu a prefeitura paulistana em maio do ano passado, após a morte do então prefeito Bruno Covas, vítima de um câncer, aos 41 anos.
O dia a dia na casa dos Nunes é intenso! Por lá, além do casal, moram as herdeiras, Mayara (24) e Izabela (16), e o filho, Ricardinho (23), com a eleita, Amanda, que está à espera do primeiro netinho, ou netinha, do prefeito. Sem contar os pets: Lola, Milk, Cristal, Pandora e Bethoven. “Ensinamos aos filhos o amor a Deus, educação e respeito ao próximo”, elenca o chefe do Executivo. “Somos pais que deixam os filhos escolherem seus caminhos, alertando e conduzindo para o bem. A educação vem por meio do diálogo”, diz a primeira-dama, que admite: os filhos também gostam de política. “Ricardinho, inclusive, quer seguir os passos do pai”, conta ela, que não fica atrás e se engaja nos projetos sociais da cidade. “Antes de assumir o cargo de primeira-dama, eu trabalhava no setor de beleza, mas como as demandas da área social aumentaram e a pandemia enfraqueceu o mercado, decidi fechar o negócio e me dedicar exclusivamente aos que mais precisam”, explica ela, dando exemplo aos filhos. “Como primeira-dama, eu aprendo diariamente, pois a cada dia são novos desafios”, acrescenta ela.
Casados há 23 anos, Ricardo e Regina fazem questão de manter e preservar o convívio familiar, mesmo diante da intensa agenda política. “Somos muito unidos, mas nem sempre conseguimos juntar a família toda, o tempo todo! Ainda assim, nos organizamos para fazer um churrasco aos finais de semana ou almoçar. Isso é importante para não perdermos a essência”, fala a primeira-dama, que encara com sabedoria e tranquilidade os altos e baixos da função. “Toda pessoa pública tem que aceitar as críticas e aprender a lidar com as consequências de estar na ‘vitrine’. Lido bem com as críticas e com os elogios, tentando absorver aquilo que me fará crescer como pessoa”, diz ela, creditando ao amor e ao respeito o segredo da união.
Envolvido com a cena pública desde a juventude, Ricardo não esconde que gerir uma cidade com as proporções de São Paulo é um exercício de resiliência. “Os desafios são muitos. Neste momento, em especial, é superar os obstáculos deixados pela pandemia, como recuperar a economia, diminuir as desigualdades sociais e sempre fazer o melhor pela cidade e pelos cidadãos”, afirma o prefeito, responsável por governar para mais de 12 milhões de pessoas. Para dar conta do compromisso, além da experiência e da família, Ricardo ainda valoriza a fé. “Tenho muita fé. Caso contrário, não teria como superar os obstáculos enfrentados na pandemia e, principalmente, buscar soluções para uma cidade mais justa”, resume ele.