CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Receitas / Gourmet

Prêmio elege o melhor da gastronomia brasileira

Apresentado por Fábio Arruda, o Prêmio Melhores do Ano homenageou nesta segunda-feira, 13, chefs com especialidades na gastronomia brasileira e internacional. Veja a galeria de fotos com os vencedores!

Redação Publicado em 14/06/2011, às 03h51 - Atualizado em 20/06/2011, às 04h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivo Lopes e Thiago Castanho - Vagner Campos
Ivo Lopes e Thiago Castanho - Vagner Campos

No cenário gourmet nacional, a gastronomia brasileira está com a bola da vez. Espectador do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa nesta segunda-feira, 13, o crítico Josimar Melo, da Folha de S. Paulo, reconhece:" Ela está em alta dentro do Brasil porque os chefs e o público brasileiro deixaram de acreditar que comida boa é só francesa e italiana. Os ingredientes brasileiros estão sendo valorizados aqui e lá fora".

"A [chef] Bel Coelho falou isso outro dia: '- O Brasil hoje é a dispensa do mundo'. A gente sempre tem um produto novo para oferecer", comentou Ricardo Castilhos, um dos organizadores do evento, sobre a valorização da gastronomia nacional no âmbito mundial.

Duas das quatro principais premiações (Chef do Ano, Chef Revelação, Restaurante do Ano e Personalidade da Gastronomia) foram para profissionais adeptos da gastronomia brasileira. Com especialidade na cozinha regional do Pará, Thiago Castanho (do Remanso do Peixe) foi o vencedor na categoria chef revelação, ao lado de Ivo Lopes (do Due Cuochi). Sobre a sensação de ganhar o prêmio, ele mantém os pés no chão."É mais uma responsabilidade", avalia o campeão que cozinha desde os 11 anos. "Eu não ia fazer uma gastronomia francesa em Belém, mas com o que eu tinha disponível", afirmou sobre os ingredientes utilizados - como açaí, tucupi e farinha.

Eleito o sétimo melhor chef do mundo pela revista britânica Restaurant, Alex Atala foi o vitorioso na categoria Personalidade da Gastronomia. Na Bolívia, ele que integra o corpo de jurados da premiação não pôde receber pessoalmente a homenagem. Mas foi o seu braço-direito quem teve a honra de posar para os fotógrafos com a placa dos melhores do ano em mãos. " Eu devo a ele tudo o que eu aprendi até hoje. Na cozinha eu comecei na pia e hoje sou o sub-chefe do D.O.M", comenta Giovani Carneiro, que sintetiza em uma palavra o fato do restaurante de Atala figurar entre os melhores do planeta: A dedicação de seu chefe.

Ao eleger Atala e Castanho, a premiação contemplou duas tendências da gastronomia brasileira: a mais requintada e a que aposta na simplicidade. " Antigamente parecia que para ter comida brasileira o restaurante tinha que ser simples. Hoje você tem o Dalva e Dito, Brasil a Gosto, Tordesilha - todos que já trazem um certo requinte. Ai tem também o Mocotó que tem a simplicidade mas que aposta numa cozinha diferente, em produtos desenvolvidos de uma outra maneira, mais saudável, apetitosa", compreende Castilhos.

Veja os vencedores do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2011:

Chef do Ano
Pascal Valero (Kaá, São Paulo) 

Chef Revelação
Ivo Lopes (Due Cuochi, São Paulo) e Thiago Castanho (Remanso do Peixe, Belém) 

Restaurante do Ano
Tre Bicchieri (São Paulo)

Restaurante de Cozinha Brasileira
Oficina do Sabor (Olinda, Pernambuco)

Barman
Marcelo Serrano (MyNY, São Paulo)

Sommelier
Tiago Locatelli (Varanda Grill, São Paulo) e Jô Barros (Dui, São Paulo)

Barista
Isabela Raposeiras (Coffee lab, São Paulo)

Bar do Ano
MyNY (São Paulo)

Chef Pâtissier
Carole Crema (La Vie em Douce, São Paulo)

Banqueteira
Adriana Cymes (Buffet Arroz de Festa, São Paulo)

Brigada
Parigi (São Paulo)

Artesão da Gastronomia
AMMA Chocolate (Bahia)

Homenagem especial Personalidade da Gastronomia Alex Atala

(D.O.M., São Paulo) Responsabilidade Social na Alimentação

ONG Banco de Alimentos (São Paulo, SP) Personagem do Vinho Carlos Cabral (consultor)