ARTPOP, novo álbum de Lady Gaga, vende abaixo do esperado pela gravadora, que pretende cortar verba de divulgação da cantora
Não está fácil para Lady Gaga. A gravadora Interscope Records pretende cortar a verba de US$ 25 milhões de divulgação que a cantora tinha para promover o novo álbum, ARTPOP. De acordo com o The Wrap, o número baixo de vendas do disco decepcionou os executivos da empresa.
A previsão é que ARTPOP, lançado no último dia 11, venda 250 mil cópias na semana de estreia. O número representa uma queda de mais de 75% na carreira da cantora, considerando que o último álbum de Gaga, Born This Way (2011), estreou com venda superior a 1 milhão de cópias.
ARTPOP pode até perder o primeiro lugar do ranking da Billboard para o rapper Eminem, que estreou o disco The Marshall Mathers LP 2 em primeiro lugar há duas semanas, com venda 792 mil cópias, e deve continuar no topo nesta semana.
Mas o mercado não está ruim apenas para Lady Gaga. Miley Cyrus, que lançou o álbum Bangerz no mês passado, estreou com 270 mil cópias vendidas. E Katy Perry, que debutou Prism duas semanas depois, vendeu 286 mil cópias. Nenhum dos números podem ser considerados como um ‘grande sucesso’, levando em conta o histórico das cantoras.
O corte de US$ 25 milhões pode implicar na demissão de algumas pessoas da equipe de marketing de Lady Gaga, que recentemente dispensou seu empresário Troy Carter, com quem trabalhava desde 2007, alegando ‘diferenças criativas’.
Como se costuma dizer no mundo pop, ARTPOP corre o risco de ser um ‘flop’ (termo utilizado para descrever o fracasso nas paradas musicais). Applause, primeiro single do disco, atingiu apenas o 5º lugar do Hot 100 da Billboard.
Nesta semana, Gaga se apresentou no Saturday Night Live, um dos programas de maior audiência nos Estados Unidos, o que pode ajudá-la a salvar o investimento da gravadora e aumentar o número de vendas do disco. Ela cantou Gispsy e Do What U Want - esta última foi eleita o novo signle do disco em uma mudança de estratégia de marketing, já que a canção seria apenas uma faixa promocional, mas acabou superando as expectativas e assumiu o posto Venus, a faixa que seria a segunda música de trabalho do álbum.