CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Carnaval / Folia

Por onde anda Sarajane, de 'A Roda', que Ísis Valverde interpretou em 'O Canto da Sereia'?

Rafael Andrade Publicado em 09/01/2013, às 19h11 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sarajane - Divulgação
Sarajane - Divulgação

O ano era 1987. Ísis Valverde (25) nascia e a música A Roda - que a personagem da atriz cantou em cima do trio elétrico no episódio de estreia da série O Canto da Sereia, da Globo, na terça-feira, 8 - era o ritmo do verão. Os versos "Vamos abrir a roda/ Enlarguecer/ Tá ficando apertadinha, por favor/ Abre a rodinha, por favor" foram interpretados originalmente por Sarajane (44). A cantora é pioneira do estilo hoje conhecido como axé music e a canção fez tanto sucesso que teve o clipe exibido em uma edição do Fantástico daquele mesmo ano.

Longe dos holofotes, Sarajane completa 30 anos de carreira em 2013. Continua cantando e vive na capital baiana, onde mantém há 17 anos a Fundação ACASA (Associação Criança na Arte Sarajane), uma ONG que oferece cursos gratuitos de ballet clássico, grafite e capoeira, entre outras modalidades, para jovens e adolescentes de 4 a 17 anos. A instituição funciona em uma casa do centro histórico de Salvador cedida pelo Governo do Estado. Em 2012, cerca de 120 vagas foram oferecidas.

"Cuido da entidade, mas não deixei meu trabalho como artista. Vivo disso, de música", explicou a cantora à CARAS Online. Hoje em dia, Sarajane faz em média três ou quatro apresentações por mês. "Os shows são no interior da Bahia, em Fortaleza, Minas. Comecei a cantar forró e outros ritmos e, além de A Roda, canto meus outros sucessos... Ela Sabe Mexer, Ritmo Louco... e também músicas de Ivete, Skank, Seu Jorge, Luiz Gonzaga", contou. "É como se fosse um bailão", completou. Segundo ela, parte dos cachês - além da ajuda de amigos - serve para manter a ONG.

Todos os anos, Sarajane põe na avenida um bloco de carnaval em Salvador com verba adquirida por meio de edital. Em 2013, porém, o projeto está ameaçado pela falta de patrocínio - o que motivou um apelo da cantora, no Twitter, direcionado ao prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (33). "Amigo, preciso de apoio. Quero um patrocínio. Preciso trabalhar, me ajude. Faço 30 anos de música e nada acontece aqui. Vou embora?", escreveu a cantora. Ela diz que, por conta do processo de transição entre governos, não conseguiu a verba para desfilar.

Casada pela terceira vez, Sarajane tem hoje cinco filhos e dois netos. Aos fãs, ela deixa uma mensagem: "Nós não somos nada. Estamos. Por isso que a humildade e o respeito prevalecem sempre. Tenho muito respeito pelos meus fãs. Acordo todos os dias às 5h40 da manhã e os atendo no Facebook e no Twitter. Desejo muita paz a todos".

Relembre A Roda: