Documentos do processo que Tom Cruise abriu contra revista americana foram revelados. O ator confirma que ficou longe da filha por mais de cem dias e que Katie Holmes se divorciou para proteger Suri da cientologia
Tom Cruise não deve estar nada feliz. O TMZ e o RadarOnline tiveram acesso aos documentos que mostram boa parte do depoimento do ator no tribunal, quando o processo que abriu contra duas revistas americanas foi julgado - as publicações afirmaram que o ator abandonou a filha, Suri Cruise, após o divórcio de Katie Holmes. Ele decidiu mover um ação judicial por danos morais, exigindo US$ 50 milhões e um retratação pública das revistas.
Apesar de afirmar que está cumprindo com suas obrigações como pai, as conversas que aconteceram no tribunal mostram que as revistas tinham razão em alguns pontos. O ator foi encurralado diversas vezes pela advogada Elizabeth McNamara, que defendeu as publicações e mostrou que Tom realmente foi um pai ausente durante os últimos meses.
Em resumo, Tom confirmou que viu a filha apenas 10 dias entre 18 de junho de 2012 e 22 de novembro de 2012, disse que a cientologia foi um dos motivos que motivaram Katie Holmes a se divorciar e demonstrou que a seita religiosa é mais importante pare ele do que a família.
Leia trechos do depoimento de Tom Cruise, sendo interrogado pela advogada Elizabeth McNamara.
Distância
McNamara: “Do dia 18 de junho de 2012 até o Dia de Ação de Graças de 2012, você só viu Suri poucas vezes, isso está certo?”
Cruise: “Sim”
McNamara: “Você viu sua filha por 10 dias”
Cruise: “Eu não sei o número total”
McNamara: “Teve os três dias de 17 de julho até 19 de julho, quando vocês foram pra Nova York. E foram para o Hamptons. Você se lembra disso?”
Cruise: “Sim, eu me lembro”
McNamara: “Você viu sua filha por 12 horas no dia 26 de julho... Você se lembra? Você estava voando de Londres para Los Angeles e parou em Nova York por 12 horas?”
Cruise: “Sim”
McNamara então perguntou se o ator se lembrava quando passou seis dias com Suri na Disney.
McNamara: “Se você adicionar esses seis dias, então são 10 generosos dias no total. Você tem alguma razão para duvidar desta conta?”
Cruise: “Nenhuma”.
O ator alegou que, apesar de estar longe, ele sempre ligava e contava histórias maravilhosas para Suri no telefone.
McNamara: “Mas isso não substitui de verdade o fato de você não estar lá, substitui?”
Cruise: “Não, não substitui. Como eu disse, eu sou muito bom em me comunicar e acho que, você sabe, Suri é uma criança muito feliz e confiante que tem um ótimo senso sobre quem ela é”
Cientologia
McNamara apontou para o juiz que Tom Cruise voou durante 24 horas de Londres para Nova York, no dia 14 de outubro, para ir a um evento de cientologia, mas nunca fez o mesmo para conseguir ver Suri Cruise.
Cruise: “Era um evento importante. Eu senti que era importante”
McNamara: “Baseado nisso, você pode voar da Costa Leste americana até Londres, por 24 horas. Certo?”
Cruise: “Nesta situação, sim”
McNamara: “Mas você não fez o mesmo pela Suri... certo?”
Cruise: “Quando eu deixei de fazer isso pela Suri?”
McNamara: “Em julho, agosto, setembro, outubro”
Cruise: “Isso não é verdade. São situações diferentes”
McNamara: “Não houve nenhum período de 24 horas que você pudesse ter voado para ver Suri?”
O ator argumentou que as coisas ficaram ‘diferentes’ depois do divórcio e que tinha dificuldade de agendar uma data para ver a filha com Katie. A advogada insistiu questionando se o ator era responsável por ser ausente e ele respondeu que não.
Cruise: “Como eu disse, as coisas mudam. Coisas mudam. Certamente o que não muda é o amor que tenho pela minha filha, o fato de que eu não a abandonei emocionalmente, fisicamente ou de qualquer outro jeito”.
100 dias
A advogada questionou se Katie Holmes teria feito algum acordo para Tom Cruise ter ficado 100 dias sem ver a menina. Ele disse que não, mas que, nesta situação, foi ‘impossível’.
Pegou pesado?
McNamara ainda comparou Cruise com o seu próprio pai, Thomas Mapother III, que teria deixado o filho ainda jovem e sem nenhum apoio financeiro.
Cruise: “O fato de que você está sugerindo que sou como o meu pai... eu acho muito ofensivo”.
Divórcio
McNamara: “Você acredita que a informação de que a Sra. Holmes deixou você em parte por causa da cientologia?”
Cruise: “Ouça, eu acho essa pergunta agressiva. Eu acho que essas declaração são agressivas. E como em qualquer relação, há vários níveis diferentes. Você sabe, eu... eu acho muito agressivo. Não há porque proteger minha filha da minha religião”.
McNamara: “Ok. Minha pergunta para você, e eu peço desculpas se você acha ofensivo. E, de novo, eu repito, peço desculpas por estarmos aqui. Eu não quero estar aqui. Meu cliente não quer estar aqui. Eles não acham que isso foi um crime. Mas...”
Cruise: “Eu acredito que foi”
McNamara: “Eu sei que sim, por isso estamos aqui”
Cruise: “Sim. Sim”
McNamara: “Mas, infelizmente, nós estamos aqui e você tem que responder as perguntas. E a pergunta é onde você acredita que o conteúdo das revistas que afirmam que Katie Holmes te deixou para proteger Suri da cientologia é falso?”
Cruise: “Se eu acredito nisso?”
McNamara: “Se eu acredito... se você acredita que essas são declarações falsas?”
Cruise: “Eu acredito que são declarações falsas”
McNamara: “E a Sra. Holmes nunca indicou, de jeito nenhum, que uma das razões pela qual ela te deixou foi a cientologia?”
Cruise: “Se isso foi por que ela me deixou?”
McNamara: “Para proteger Suri da cientologia”
Cruise: “Se ela disse isso? Sim, foi um dos motivos delas”
O julgamento aconteceu no dia 5 de novembro. McNamara e Tom Cruise devem se reencontrar no tribunal no ano que vem.