As pastilhas conquistaram os decoradores com suas infinitas possibilidades. Veja as dicas de um arquiteto e de um paisagista para usá-las em diversos ambientes da casa
As pastilhas decorativas ganharam atenção dos arquitetos e se tornaram as queridinhas quando o assunto é trazer personalidade para a casa. Versáteis e modernas, elas garantem sofisticação e um ambiente totalmente personalizado, já que é possível criar imagens e desenhos feitos pelo próprio comprador. “Elas criam verdadeiras obras de arte, pois podem ser aplicadas nas superfícies de acordo com o desenho que a pessoa quer”, diz Antonio Ferreira Junior, arquiteto.
+ Casa fresca: aprenda truques de decoração para aliviar o calor
Com variedades de cores e estilos, podem ser aplicadas tanto em ambientes externos quanto internos. “Se for bem colocada, cria ambientes mais confortáveis e elegantes. Indico a aplicação em cozinhas, banheiros, fachadas de prédios, sala de estar, entre outros”, diz Junior.
As pastilhas podem ser utilizadas também em cubas, áreas gourmet e lavabos. “Há clientes que preferem colocá-las em meia parede ou em detalhes pequenos. Ficam ótimas assim também”, afirma Junior.
Nos ambientes que possuem vegetação, elas são totalmente recomendadas. “Nesses locais, ajudam a realçar as formas e valorizar a vegetação no paisagismo”, diz Marcelo Novaes, arquiteto e paisagista.
+ Jardim vertical é a solução para a falta de espaço. Veja como planejar a parede verde
De que materiais são feitas?
As de porcelana, vidro, mármore e metal, como o aço inox e o alumínio, são as mais utilizadas. Porém, dependendo do estilo do consumidor, é possível aplicar cristais dentro da pastilha, purpurinas, osso de boi e até casca de coco. “Hoje encontramos no mercado diversos tipos de pastilhas, nos mais variados materiais. A durabilidade e o preço variam de acordo com o fornecedor”, diz Novaes.
Como aplicá-las?
Procure sempre orientação de profissionais para fazer a aplicação, caso contrário, o efeito poderá decepcionar. “Existe mão de obra especializada para colocar a pastilha. Eles sabem exatamente como não deixar espaços sobrando e o resultado fica uniforme, dando a impressão de que as pastilhas foram aplicadas uma a uma”, afirma Antonio Ferreira Junior.
Variedades de preços
Dependendo do fornecedor, o preço muda consideravelmente. “Existem modelos que são de vidro com pó de ouro. Outros, são mais simples e têm até efeito fosco. Então varia muito do estilo que a pessoa quer e do fornecedor. As de cerâmica e as esmaltadas costumam ser as mais em conta”, diz Junior.
Como conservá-las?
Assim como os pisos e outras superfícies da casa, é necessário ficar atento à higienização das peças. Siga as orientações do manual do fabricante para evitar manchas, riscos e outros problemas. “Indicamos sempre verificar o manual do fornecedor para melhor manutenção e preservação dos produtos”, afirma Novaes.
+ A técnica tie-dye é tendência na decoração. Saiba como aderir!