No último dia 26 de novembro, o mundo inteiro conheceu o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio2016™, que foi apresentado durante a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro
No último dia 26 de novembro, o mundo inteiro conheceu o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio2016™, que foi apresentado durante a inauguração da Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
A Tátil, agência que criou a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, foi convidada pelo Comitê Paralímpico International (IPC) para fazer também o símbolo dos Jogos Paralímpicos,o que garantiu a integração da identidade visual entre as duas competições.
Assim como a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, a dos Jogos Paralímpicos foi fruto de um processo colaborativo que reuniu uma grande equipe multidisciplinar dos escritórios do Rio e de São Paulo da agência. O briefing foi criar uma marca que traduzisse os valores Paralímpicos, que convivesse de forma harmônica com a marca dos Jogos Olímpicos, que fosse também tridimensional e que, acima de tudo, garantisse a identificação por parte dos atletas e ainda tivesse a capacidade de atrair as pessoas para o mundo Paralímpico.
Para desenvolvê-la, a equipe da agência conversou com atletas, suas famílias e pessoas que trabalham diretamente com eles, e notaram que acima de tudo a energia que as pessoas falavam sobre suas trajetórias eram contagiantes e inspiradoras, mostrando a capacidade de superação. E foi aí que surgiram as primeiras inspirações.
A marca, que traduz essa energia infinita da superação, é multisensorial, com formas, som e texturas que permitem que qualquer pessoas possa experimentá-la. Com o formato que remete a um coração em tons avermelhados vibrantes, a marca revela as nuances da peça com curvas que lembram pistas de atletismo. O símbolo do infinito também é representado pelo pulsar que traduz a energia sem fim.
“A marca está alinhada com os valores do movimento Paralímpico, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade. O objetivo foi criar uma marca que pudesse inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paralímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar. É um símbolo que traduz não o que nos diferencia, mas o que nos torna iguais, um coração que pulsa com energia infinita”, explica Fred Gelli, diretor da Tátil.
A marca Paralímpica terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos. Por isso, Fred explica que “a marca precisa ser entendida e até desejada por todas as pessoas. No entanto, o mais emocionante vai ser que os atletas se sintam representados por ela. Esta é a nossa maior expectativa”.
Na galeria de fotos da coluna você pode ver o símbolo dos Jogos Paralímpicos em detalhes. E para ficar sempre por dentro das novidades do design, não deixe de acessar meu blog, monicabarbosa.com.br. Te vejo por lá.