CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Refúgio campestre

O rústico e o moderno se encontram para tornar realidade e dar nova vida às memórias de um casal

Redação Publicado em 21/12/2012, às 10h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Refúgio campestre - J. Vilhora
Refúgio campestre - J. Vilhora

Arquitetura: Marília Richiere / Design de interiores: Suzy Melo / Fotografia: J. Vilhora

Lá no alto de uma montanha, cercada de árvores, uma cabana de madeira repleta de desejos. Foi essa imagem que inspirou toda a arquitetura e decoração dessa casa térrea de 260 m², no alto de uma montanha de verdade, na região de Santo Antônio do Pinhal, a 180 quilômetros de São Paulo. As lembranças de uma antiga fazenda já vendida e o cuidado com a natureza deram o tom do projeto. Para se ter uma ideia do quanto isso é verdade, as quatro árvores derrubadas para dar lugar à construção foram replantadas e apenas madeiras de reflorestamento e demolição foram usadas. E a mão de obra local também foi bem aproveitada.

O primeiro desejo dos proprietários, um casal já com filhos crescidos e muitos netos, era que tudo fosse construído com toras de madeira. Mas, no meio do processo, a empresa que poderia fazer isso fechou. “Eles ficaram muito chateados”, conta a designer de interiores Suzy Melo, que já os conhecia há mais de 20 anos. Para devolver o ânimo, a solução encontrada foi usar uma base de alvenaria revestida com meias toras por dentro e por fora. “Assim, o calor foi mantido, tanto estético quanto térmico”, diz Suzy.

Ainda para manter a temperatura agradável, além da lareira que fica no living, o fogão a lenha ganhou um fundo de vidro que transfere calor para a sala de jantar. E o sol que bate na casa, além de aquecer, traz a bela luz natural das montanhas. E, para aproveitá-la, foi usado muito vidro. Mesmo no ponto mais alto da construção, onde o pé-direito chega a ter quase cinco metros, as janelas vão quase até o teto.

Simples, mas com requinte, o lugar é carregado de emoções e detalhes. Suzy criou o desenho e mandou fazer os tijolos, que são um pouco maiores do que o normal, para construir a lareira. Peças antigas e diversas lembranças estão presentes em vários cantos. O piso de ladrilho hidráulico da cozinha, feito sob encomenda, teve suas cores inspiradas numa antiga cortina. O aparador nas costas do sofá, a escrivaninha do quarto do casal e as camas dos quartos de hóspedes, por exemplo, vieram da saudosa fazenda.

Mas não é só de passado que vive esse lugar aconchegante. A mistura de estampas traz cor e uma sensação de acolhimento. Na sala, para manter a harmonia, a base escolhida tem terra, verde e cru. Já no quarto do casal, um vermelho quase vinho e carmim. Uma particularidade são os banquinhos entre a sala de jantar e a cozinha. “Eles viram isso numa viagem, mandaram a foto e perguntaram se conseguiríamos fazer”, conta Suzy. As botinas, as calças, tudo era deles.

Um sonho construído com muitas memórias e desejos, perfeito para se viver.