Mostra na Áustria revela um lado pouco conhecido – e bonito - das construções modernistas das ex-repúblicas da União Soviética
Interessados em história contemporânea e fãs de arquitetura que estiverem de passagem por Viena, na Áustria, entre novembro e fevereiro de 2013 não podem perder a exposição “Soviet Modernism 1955 – 1991. Unknown Stories” no Architekturzentrum, o Centro de Arquitetura da cidade.
Ao expor filmes, fotografias, entrevistas e desenhos de projetos arquitetônicos pouco conhecidos de países como Armênia, Estônia, Lituânia, Letônia, Ucrânia e Uzbequistão, todos ex-repúblicas soviéticas, a mostra joga luz em uma parte da história que é pouco comentada no ocidente. Se muito se fala sobre o período stalinista, com seus edifícios enormes e imponentes, a arquitetura soviética modernista da segunda metade do século 20 ficou praticamente esquecida.
Apesar das normas impostas pela antiga URSS, a exposição mostra a variedade de estratégias regionais criativas que contradiz o senso comum de que a arquitetura “blocada” soviética era monótona e sem graça. E, além de revelar esse “outro lado”, o projeto abraça uma campanha de preservação, porque vários desses edifícios estão ruindo. A ideia é salvar, inclusive fisicamente, uma parte importante da história arquitetônica do século 20.
Architekturzentrum Wien
Museumsplatz 1, no Quarteirão dos Museus, Vienã
De 8 de novembro de 2012 a 25 de fevereiro de 2013
De segunda a domingo, das 10h às 19h