Cadeiras, sofás e outros móveis produzidos com fibra ou madeira com aspecto rústico são usados em ambientes externos porque são resistentes ao sol e à chuva. Mas, dentro de casa, também podem fazer parte da decoração. Saiba como aderir
O mobiliário produzido com fibra ou madeira com aspecto rústico era usado exclusivamente em áreas externas. Mas, agora, é tendência para a decoração de interiores. Cadeiras e sofás feitos a partir de técnicas artesanais, por exemplo, podem fazer parte de um ambiente sofisticado - acredite! A dica, nesse caso, é fazer um mix de objetos. "Os móveis de fibra dão um ar de exclusividade ao projeto. Por serem resistentes e coloridos, eles deixam o espaço moderno”, afirma Kiko Sobrino, designer de interiores. E há ainda um benefício importante: a durabilidade.
+Madeira, inox e alumínio são os materiais mais indicados para os móveis da varanda
+Conheça pisos e revestimentos inovadores que mudam a decoração
O uso está liberado. Mas é preciso pensar estrategicamente na disposição dos móveis e dosar a quantidade de objetos de fibra e madeira rústica. “A composição de cores e texturas precisa ser coerente. Para criar uma decoração equilibrada, é preciso usar objetos lisos, sem textura, para contrastar com os móveis de fibras, que têm relevo", sugere Sobrino. “O relevo das peças tem que ficar em destaque. As tramas ficam muito interessantes em sofás, cadeiras, pufes e mesas de centro”, completa.
Em geral, é possível trocar o estofado do mobiliário de fibra com muita facilidade, já que é removível. Com uma decoração predominantemente neutra, dá para brincar com as cores! "Peças de tons neutros podem contrastar com acessórios coloridos. Mas os móveis 'naturalistas' trazem ao ambiente um ar mais rústico e acolhedor”, ressalta Sobrino.
+Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração