CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Fontes de água relaxam e renovam a decoração

Paisagistas ensinam a usar fontes em ambientes internos e externos. Saiba como renovar a decoração da casa e até reduzir ruídos externos usando o poder relaxante da água

Redação Publicado em 04/03/2013, às 18h10 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fontes de água são tranquilizantes e trazem harmonia à decoração - Shutterstock
Fontes de água são tranquilizantes e trazem harmonia à decoração - Shutterstock

O som da água é tranquilizante e aumenta a sensação de bem-estar. Para o Feng Shui, a água em movimento simboliza prosperidade. Por isso, investir nas fontes na decoração da sua casa pode trazer ainda mais harmonia e conforto ao ambiente. “As fontes melhoram a umidade relativa do ar e atraem ainda mais a presença das pessoas”, diz Benedito Abbud, paisagista.

Com variedade de cores, desenhos e formatos, as fontes devem ser escolhidas levando-se em conta o tamanho do ambiente e a preferência dos moradores. “Existem fontes de pedra sabão, bambu, cimento, vidro e muitas outras. O morador deve escolher a que mais combina com o restante da decoração”, afirma Sylvia Schleier, paisagista.

Como escolher?
Antes de optar pelo material, fique atento à proposta do projeto. “As fontes pequenas são mais fáceis de inserir na decoração, pois basta ligar na tomada e colocar água. Já as grandes exigem pontos de água e motor específico”, diz Teresa Simões, arquiteta e designer de interiores.

Ambientes internos
Para salas de estar ou quartos, planeje estrategicamente o local onde ela ficará. “As fontes verticais com a água caindo ou os modelos sobrepostos são ideais. Prefira colocá-las próximas à entrada da casa, para que o murmúrio da água minimize os ruídos exteriores”, diz Abbud.

Ambientes externos
Fontes de cimento trazem elegância, estilo e personalidade ao ambiente. “Elas proporcionam sofisticação ao local e são fáceis de cuidar”, afirma Sylvia.

24 horas em movimento
As fontes devem funcionar 24 horas por dia para não se tornarem foco de insetos. “O recomendado é que as fontes fiquem ligadas o tempo todo para que a água esteja sempre em movimento”, diz Sylvia.

Higienização
O ideal é que a água seja trocada, pelo menos, a cada dois meses. Para limpar, use uma flanela macia em toda a fonte. Leia o manual do fabricante antes de aplicar qualquer produto químico, caso contrário, você corre o risco de estragar a peça. “Tenha cuidado ao conservá-las, pois a sujeira pode danificar o motor”, afirma Teresa.

Para trazer ainda mais harmonia à decoração, os aquários também podem ser colocados próximos da fonte. “São ótimos para dividir ambientes e combinam com qualquer estilo, mas precisam de manutenção constante”, comenta Abbud. 

Da Redação