A rainha Beatrix da Holanda passou o trono ao seu filho primogênito, o príncipe Willem-Alexander, nesta terça-feira, 30. A cerimônia foi realizada no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda
A rainha Beatrix da Holanda passou o trono ao seu filho primogênito, o príncipe Willem-Alexander, nesta terça-feira, 30. A cerimônia foi realizada no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.
A monarca assinou a abdicação após 33 anos de reinado. Alexander, então, passou a ser o novo rei dos Países Baixos. Uma multidão vestida de laranja prestou homenagem à rainha. Beatrix anunciou a intenção de abdicar de suas funções em janeiro, ao dizer que o filho estava pronto para reinar e que era hora do trono ser regido por "uma nova geração".
Na cerimônia, ela formalizou sua saída ao assinar um documento que transfere o poder ao filho mais velho. Após o ato, Beatrix, Willem-Alexander e sua mulher Maxima (41) se dirigiram ao balcão para assistir ao tributo. Acompanhado da esposa argentina e das filhas, Willem acenou para a população.
"Estou feliz e grata por apresentar o novo rei de vocês, Willem-Alexander", declarou Beatrix visivelmente emocionada. Já proclamado rei, Willem agradeceu à mãe e disse que o povo holandês estava muito grato por sua contribuição em todos esses anos.