O anúncio de que seu filho primogênito, Willem-Alexander, passaria a reinar a Holanda a partir do dia 30 de abril, foi feito pela própria rainha Beatrix, nessa segunda-feira, 28
A rainha da Holanda, Beatrix (74), anunciou nessa segunda-feira, 28, que ela está abrindo mão do trono em favor do seu filho primogênito, o príncipe Willem-Alexander, assim, colocando um homem para reinar o país em mais de cem anos, a partir do dia 30 de abril. (45)
Durante pronunciamento da abdicação, a monarca declarou ter a certeza de que está colocando o trono em excelentes mãos. “É com toda a confiança que entrego no próximo dia 30 de abril o trono ao príncipe Willem- Alexander e sua esposa, a princesa Máxima (40). Eu sei que eles estão preparados para assumir essa responsabilidade”, disse a rainha Beatrix.
Logo depois, ela, que foi a sexta monarca da Casa de Orange com a abdicação de sua mãe, a rainha Juliana (1909 - 2004), fez questão de agradecer o apoio que recebeu durante seus 33 anos de reinado. “Muito obrigado pela confiança que me deram nesses anos que servi como rainha”, afirmou.
Após acompanhar o anuncio, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (45), divulgou uma nota em agradecimento à rainha Beatrix, que completa 75 anos de vida na próxima quinta-feira, dia 31. “Expresso minha admiração pelo grande serviço que ela prestou ao país desde 1980. Sempre usou todos os seus esforços para ajudar a sociedade. Também sempre levou muito a sério seu ofício”, destacou.