O ortopedista lista 6 dicas para evitar lesões que podem prejudicar as articulações e a musculatura do corpo
Para quem busca correr com segurança, é fundamental que o seu corpo esteja preparado para a prática do exercício. Por ser um esporte de alto impacto, muitas vezes acontecem pequenas lesões que prejudicam as articulações e até mesmo a musculatura do corpo.
+Nutricionista esclarece dúvidas sobre dietas vegetarianas
As lesões podem surgir por diversos motivos como sobrepeso e até mesmo calçados impróprio para a prática. O ortopedista e osteopata, Dr. Rubene Campos, lista 6 dicas infalíveis para evitar lesões na hora de correr.
1- Comece aos poucos: Se você é iniciante, o ideal é começar a corrida com uma certa frequência, três vezes por semana, por cerca de 30 minutos, com trote leve, respeitando o limite de seu corpo.
2- Faça uma pausa: Dê um intervalo de, pelo menos, 24 horas entre um a corrida e outra.
3- Cuidado com o sobrepeso: Se você estiver com sobrepeso, o melhor é alternar caminhadas rápidas com pequenos trotes.
4- Aumente o treinamento lentamente: Lembra-se sempre de respeitar os limites do seu corpo, e hidrate-se bem.
5- Fique atento às dores: Principalmente se forem em uma só perna. Não insista no treino e procure, imediatamente, seu ortopedista.
6- Escolha o tênis certo: Qualquer pessoa que pratique corrida precisa de um par de tênis de boa qualidade e na forma do seu pé. Isso vai ajudar no apoio, na sustentabilidade do corpo e na absorção do impacto, evitando que ocorram lesões articulares.