CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Big Brother / REALITY SHOW

BBB 23 levanta discussão sobre relacionamento tóxico; entenda perigos da situação para a saúde

Bruna Griphao e Gabriel Fop foram alertados sobre seu relacionamento tóxico durante sua edição do BBB; relembre a seguir

CARAS Brasil Publicado em 25/01/2023, às 06h00 - Atualizado em 01/02/2024, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de fotos da atriz Bruna Griphao e do modelo Gabriel Fop; os dois viveram um relacionamento no BBB 23 - Foto: Divulgação/Globo
Montagem de fotos da atriz Bruna Griphao e do modelo Gabriel Fop; os dois viveram um relacionamento no BBB 23 - Foto: Divulgação/Globo

Logo nas primeiras semana da 23ª edição do BBB o público já se deparou com um assunto muito sério para ser debatido. Durante o primeiro mês do programa, o apresentador Tadeu Schmidt deu um recado para Bruna Griphao Gabriel Fop e fez um alerta sobre a relação tóxica que os dois estavam vivendo na casa mais vigiada do país.

"O Gabriel chegou a dizer: 'Daqui a pouco você levará umas cotoveladas na boca'. Isso não se diz nem de brincadeira", alertou Schmidt. Com a repercussão do caso, os fãs e telespectadores do BBB passaram a comentar sobre os perigos de um relacionamento abusivo, que podem afetar a saúde mental e até a causar problemas físicos.

"É uma situação estressante --e nem é só para os dois envolvidos. O estresse pode aumentar quase todos os problemas de saúde, como problemas cerebrais, de tireóide, imunológicos e de peso", explica o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, citando um estudo publicado na revista científica Jama Network.

Leia também: Conheça a dieta arco-íris: Alimentação pode ajudar síndrome de Yasmin Brunet no BBB

O profissional explica que estudos já comprovaram que a ligação entre relacionamentos tóxicos, estresse e saúde realmente existe. "O estudo Whitehall II, que é um marco de pesquisa, acompanhou mais de 10.000 pessoas por mais de 12 anos e que confirmou que a ligação é real."

Segundo Agrela, o estudo da revista mostrou que os pacientes que estavam em relacionamentos tóxicos corriam maior risco de desenvolver problemas cardíacos, o que pode causar até ataques cardíacos e derrames. Os que viviam relacionamentos saudáveis e não negativos estavam menos propensos aos problemas causados pelo stress.

"Os humanos adaptaram algo chamado Resposta Transcricional Conservada à Adversidade (CTRA) é um tipo de expressão gênica associada à inflamação e baixa imunidade", acrescentou o estudioso. Ele explica que o CTRA permite alguns benefícios a curto prazo, como maior cura e recuperação física.