O especialista explica como tratar os sintomas da falta de saliva e manter a boca úmida
Além dos lábios, a boca também resseca. É o sintoma conhecido como xerostomia, caracterizada pela falta de saliva o suficiente para manter a boca úmida.
O cirurgião-dentista, Ariel Apelbaum, explica que "todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas se alguém tem a boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave".
Segundo ele, a xerostomia pode "ter origem na Diabetes, na Síndrome de Sjogren, que é uma doença auto-imune, do uso de medicamentos tais como os para a incontinência urinária, hipertrofia da próstata, antidepressivos, ansiolíticos, calmantes e principalmente nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, em que o paciente se encontra com imunidade baixa".
Para tratar os sintomas, Dr. Ariel diz que é preciso realizar o teste de fluxo salivar. "Dependendo do resultado e da anamnese completa, o tratamento poderá ser o estímulo mecânico (chicletes, maçã ou estímulos químicos - ácido cítrico (limão , laranja etc.). Neste caso, além da diminuição do fluxo pelo aumento da idade, os estímulos somente são indicados quando há um funcionamento das glândulas salivares. Quando o sintoma de "boca seca" é consequência das doenças indicadas acima e em razão do uso dos medicamentos e tratamentos listados, deve-se fazer uso dos repositores salivares que são as salivas sintéticas . Estas podem ser enzimáticas ou não. As enzimáticas dão proteção extra pois seus componentes são responsáveis pela proteção das células da mucosa e da função antimicrobiana, sendo que, o seu uso é indicado para pessoas que apresentem sintomas de boca seca. Para as pessoas que estejam com o seu fluxo enzimático normal, o produto não terá eficácia. Ou seja, o uso das salivas sintéticas enzimáticas têm o seu uso restrito aos pacientes com sintomas de boca seca. É importante o uso de creme dental menos abrasivo e escova de dente com cerdas macias", conclui.