Cebola crua, feijão e sorvete estão na lista dos alimentos que estimulam a produção de gases e aumentam a má digestão. Confira
1) Sorvete: Além de ter um alto teor de gordura vindo do leite, esta delícia gelada é famosa por causar grandes dores, inchaço e indigestão- principalmente nas pessoas que têm intolerância à lactose. Felizmente, hoje em dia existem versões de sorvete sem lactose, que podem ajudar a diminuir o mal estar.
2) Feijão: Ao mesmo tempo em que ele é rico em fibras e proteínas, o feijão contem oligossacarídeos, um tipo de açúcar que é difícil de digerir. Quando este açúcar chega ao intestino grosso, os gases surgem, deixando a barriga inchada. Por isso, é recomendado um consumo moderado dessa delícia tradicional da culinária brasileira.
3) Alimentos apimentados: É difícil parar de consumir alimentos com pimenta, mas todas as pessoas que têm problemas gastrointestinais precisam consumi-los com cautela. Eles são conhecidos por irritar a mucosa do esôfago, deixando-o com uma sensação desagradável de azia depois de comer.
4) Bebidas cítricas: Bebidas cítricas, como sucos de laranja, por exemplo, são ótimas para aumentar a quantidade de vitamina C no corpo, porém, todo o ácido cítrico que há nelas pode dificultar a digestão, principalmente pra quem sofre de refluxo.
5) Purê de batatas: A maioria dos purês são feitos à base de leite ou creme de leite. Por isso, as pessoas com intolerância ou alergia ao leite, devem maneirar no consumo desta delícia.
6) Frituras: Ricas em gordura, as frituras sempre deixam a barriga inchada e sua digestão é lenta. Por isso, tente sempre assar ou cozer os alimentos, já que assim elas são feitas com muito menos óleo.
7) Cebola crua: Quando consumida crua, a cebola pode “pesar” no seu estômago, fazendo com que a produção de gases aumente. A melhor forma de comê-la sem ter problemas na barriga é cozinhando-a antes.
8) Couve-flor e brócolis: Ambos são ricos em nutrientes e em fibras, porém, eles contêm um açúcar complexo chamado rafinose, que é conhecido por causar o acúmulo de gás e inchaço no corpo.
9) Chiclete sem açúcar: Sorbitol, um ingrediente encontrado em muitas gomas de mascar sem açúcar, pode causar acúmulo de gás. Contudo, até mesmo o ato de ficar mascando chiclete pode causar inchaço, já que você engole muita quantidade de ar ao mastigá-lo.
10) Chocolate: rico em gordura feito à base de leite, ele provoca inchaço principalmente em pessoas que já tem problemas gastrointestinais. Por isso, sempre é melhor consumir chocolate “amargo”.