O leite e seus derivados sempre foram alimentos indispensáveis no cardápio do brasileiro. Porém, com o passar dos anos, muitos adultos cortaram estas comidas de suas dietas por causa da lactose, principal nutriente que os compõe.
Famosas como Grazi Massafera e Carol Castro cortaram a lactose para perderem medidas, já Nathalia Dille Ísis Valverde têm intolerância à ela e, por uma questão de saúde, tiveram que abolir ou diminuir muito os queijos, molhos brancos e chocolates de suas vidas. As duas consomem agora, por exemplo, leite de soja.
+ Grazi Massafera é fã de azul! Veja 45 looks da atriz com a cor
+Os benefícios da dieta sem glúten
“A intolerancia à lactose ou alergia alimentar a este nutriente pode ser diagnosticada desde o nascimento ou a pessoa desenvolve no passar dos anos. Os sintomas não são únicos e/ou específicos dessa patologia. Há pacientes que apresentam os sintomas clássicos de mal-estar gastrointestinal, dores abdominais, flatulência ou até sintomas que inicialmente não são associados à intolerância, como enxaqueca e tontura. Quando há suspeita de algum grau de intolerância à lactose ou alergia alimentar, recomenda-se análise de uma gastroenterologista, para ser feito um exame”, afirma a nutricionista Bianca Souza, do Hospital Alvorada Brasília.
Porém, mesmo quem não se sente mal com o nutriente, que é um carboidrato, decide cortá-lo da dieta e aprova o resultado, pois afirma que ajuda a perder muito peso, diminui a sensação de inchaço e melhora disposição.
“A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, é um carboidrato. Muitas pessoas que fazem esta dieta e depois a introduzem novamente na alimentação relatam inchaço abdominal e falha na digestão”, afirma a especialista.
Além da questão do alivio intestinal e do inchaço, a lactose também não faz falta no corpo de um adulto, por isso, não precisa ser “recompensada”.
“Esse nutriente não é necessário ao organismo humano adulto e “o viver” sem o consumo da lactose não leva o indivíduo a risco nutricional ou falta de nutriente no organismo. O necessário é adotar hábitos alimentares saudáveis e saber escolher o que se alimentar. O único risco é a pessoa não identificar as substituições alimentares mais adequadas e desenvolver uma desnutrição. Além disso, é importante ressaltar, que cortar o nutriente não ajuda no tratamento de acne”.