CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba quais são os tipos de ansiedade e o que eles causam

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira elenca os tipos de ansiedade e explica o que cada um deles pode causar

Leticia de Oliveira
por Leticia de Oliveira

Publicado em 03/07/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher passando por uma crise de ansiedade - Foto: Getty Images
Mulher passando por uma crise de ansiedade - Foto: Getty Images

Considerada por algumas pessoas o mal do século, a ansiedade pode estar presente no dia a dia de muitos e se apresentar de formas diferentes. Entenda a seguir quais são os "tipos" deste sentimento e como cada um deles age na mente. 

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica que a ansiedade pode se manifestar de formas boas, quando há animação ou empolgação com algo, e de formas ruins, em situações que possam apresentar algum risco, por exemplo.

"Existe a ansiedade boa e a ruim", explica a especialista. "De modo geral, a ansiedade boa é, por exemplo: 'amanhã vou para a Disney', ou fazer uma viagem. Ou: 'estou ansioso porque fui promovido', aí ficamos ansiosos. É uma descarga de adrenalina mesmo."

Leia também: Como funciona a mente de uma pessoa com ansiedade? Especialista explica

"Já a ansiedade ruim é sobre o controle de uma punição, controle de perder algo, ou, até mesmo, de ser colocado em risco. Quando a pessoa é muito ansiosa e tem pré-disposição, ela pode vir a ter um transtorno de ansiedade."

Oliveira diz que, quando há a pré-disposição genética, o paciente pode ter crises de pânico e até mesmo TOC (transtorno obsessivo compulsivo). "Por exemplo, o caso do Marcelo Serrado, uma fobia de avião. É ali um transtorno de ansiedade", diz a especialista citando o ator.

Em maio deste ano, o artista de 57 anos contou que teve uma crise de pânico enquanto viajava de avião com sua família para Orlando, nos Estados Unidos, de férias. Através das redes sociais, ele contou que, assim que a porta se fechou, teve "um estalo" de que alguma coisa ia acontecer. 

Como seus familiares estavam sentados em bancos mais a frente da aeronave, um passageiro que estava ao seu lado o ajudou. "Tinha um rapaz, Ricardo, de branco, achei que era um sinal até. Ele ficou conversando comigo horas durante o voo. Aquilo me acalmou. Tudo que a gente precisa nesse momento é ter um acolhimento."

A psicóloga completa ao dizer que as pessoas podem ter ansiedade, inclusive crianças. Mas, em casos de pré-disposição genética, um transtorno pode se manifestar. "As pessoas podem ter ansiedade e podem ter, se geneticamente pré-dispostas, um transtorno de ansiedade.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL: