Céline Dion cancelou e adiou shows após receber o diagnóstico de uma doença neurológica. Mas o que exatamente é a Síndrome da Pessoa Rígida?
Publicado em 12/06/2024, às 07h41
Em agosto de 2022, Céline Dion recebeu o diagnóstico de uma doença neurológica, a síndrome da pessoa rígida (SPR). Desde então, a cantora lidou com o agravamento dos sintomas, incluindo espasmos musculares dolorosos, o que a obrigou a se afastar dos palcos e da vida pública. Graças a isso, a artista cancelou oito shows de 2023 e adiou uma parte deles para 2024. Mas o que exatamente é a Síndrome da Pessoa Rígida?
Trata-se de uma doença neurológica rara, marcada principalmente por espasmos musculares involuntários e dolorosos e rigidez muscular significativa. Com o tempo, os pacientes podem desenvolver posturas curvadas. Alguns enfrentam dificuldades para se locomover, e muitos sofrem quedas frequentes devido à ausência de reflexos normais para se proteger, conforme informações do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Acidente Vascular Cerebral dos Estados Unidos e veiculadas pelo portal Drauzio Varella.
Conforme noticiou o UOL, o organismo do paciente produz anticorpos (anti-GAD) que atacam as células nervosas na medula espinhal, responsáveis pelo controle muscular. Isso compromete o equilíbrio entre contração e relaxamento muscular, causando espasmos e rigidez excessiva.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue que detectam os anticorpos anti-GAD e estudos dos nervos e músculos, permitindo distinguir a síndrome de outras condições neurológicas, como Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia e ansiedade. Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser tratada de forma a proporcionar uma boa qualidade de vida.
Recentemente, Céline Dion contou à NBC News que, no início, sentia espasmos na garganta. "Começou na garganta e eu pensei: vai ficar tudo bem. Mas os espasmos também podem acontecer no abdômen, na espinha, nas costelas", contou ela, que completou: "Parece que, se eu apontar meus pés, eles permanecerão [nessa posição]”, disse Céline.
"Ou, se eu cozinhar – porque adoro cozinhar – meus dedos, minhas mãos, ficarão em posição. ... É cólica, mas é como se você estivesse em uma posição em que você não consegue desbloqueá-los. Eu quebrei costelas em um ponto porque às vezes, quando é muito grave, pode quebrar", relatou a famosa.