Saiba mais sobre a meningite meningocócica
A Doença Meningocócica Invasiva (DMI) é uma enfermidade perigosa e que pode ter consequências graves em um curto período de tempo (7). Só no Brasil, foram 1.083 casos notificados em 2016 (2). A DMI geralmente se manifesta sob a forma de meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (1,3). Apesar de reconhecida pelos pais como um risco à saúde dos filhos, é grande o desconhecimento em relação aos diferentes sorogrupos da meningite e às sequelas que a doença pode causar.*
A DMI é causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Sua transmissão se dá pelo contato com gotículas respiratórias por meio da tosse, beijo ou ao compartilhar objetos contaminados, como copos ou talheres (3). Qualquer faixa etária pode ser atingida pela doença, porém as ocorrências são mais comuns em crianças de até cinco anos (1).
Vacinação
A bactéria Neisseria meningitidis possui 12 sorogrupos diferentes, dos quais cinco são responsáveis por quase todos os casos de Meningite Meningocócica no Brasil: A, B, C, Y e W (3,4). A vacina contra o sorogrupo C está disponível para vacinação gratuita nos Postos de Saúde, para crianças de 3 meses a 4 anos de idade e adolescentes entre de 12 a 13 anos (6).Nas clínicas de vacinação privadas, estão disponíveis as vacinas contra os sorogrupos B e A,C,W,Y (8). Consulte seu médico sobre demais opções de imunização.
Sintomas
No princípio, a meningite se manifesta com sintomas muito similares aos de um resfriado e outras doenças virais comuns, tais como febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito. Em seguida, o paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro pode evoluir para confusão mental, convulsão, sepse e choque, podendo atingir a falência múltipla dos órgãos e risco de óbito (1,7).Por isso, ao surgimento dos primeiros sintomas, não hesite em procurar por atendimento médico.
Referências:
1. CASTIÑEIRAS, TMPP. et al. Doença meningocócica. In: CENTRO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA VIAJANTES. Disponível em: <https://www.cives.ufrj.br/informacao/dm/dm-iv.html>. Acesso em: 08 mar. 2017.
2. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites "UF NOTIFICAÇÃO" para Linha, "FAIXA ETÁRIA" para Coluna, "CASOS CONFIRMADOS" para Conteúdo, "2016" para Períodos Disponíveis, "MM", "MCC" e "MM+MCC" para Etiologia, “Selecionar Sorogrupo desejado” para Sorogrupo e "TODAS AS CATEGORIAS" para os demais itens. Dados enviados pelo Ministério da Saúde através do Sistema de Informação ao Cidadão em 23 fev. 2017.
3. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Meningococcal Meningitis Factsheet N°141. 2012. Disponível em: <https://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs141/en/>. Acesso em: 08 mar. 2017.
4. PORTAL SAÚDE. Meningite: Descrição da doença. Disponível em: <https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/659-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/meningites/11336-descricao-da-doenca>. Acesso em: 03 abr. 2017.
5. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe Técnico - Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Disponível em: <https://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-09/informe-tecnico-campanha-multivacinacao-2016.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2017
6. BRASIL. Ministério da Saúde. Vacinas para adolescentes. Disponível em: <https://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/11/vacinas-para-adolescentes.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017
7. THOMPSON MJ, et al. Clinical recognition of meningococcal disease in children and adolescents. Lancet. 2006;367(9508):397-403.
8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de Vacinação SBIm da Criança 2017/2018. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017
*Informações internas - Dados fornecidos pela GSK Global.
BR/VAC/0200/17b – Agosto 2017
#criança, #prevenção, #saúde, #meningite, #doençameningocócica