Em entrevista à CARAS Brasil, Dr. José Fernandes Vilas fala sobre a relação entre o nascimento dos filhos e a fobia de avião de Fátima Bernardes
Na última segunda-feira (31), Fátima Bernardes (62) surpreendeu seus seguidores ao revelar um momento tenso de sua vida pessoal: uma crise de ansiedade quando estava em um voo. A apresentadora ficou dois anos e meio sem entrar em um avião após desenvolver a fobia. Em seu relato, a comunicadora esclareceu que estava ansiosa para encontrar os filhos de apenas dois anos no momento da crise. Em entrevista à CARAS Brasil, Dr. José Fernandes Vilas explica a relação entre os dois acontecimentos.
Ao ser questionado se o nascimento dos filhos pode ter influenciado no desenvolvimento da fobia de Fátima Bernardes, o médico atuante em psiquiatria e neurologia clínica não descartou a possibilidade: "Com certeza. O nascimento de filhos, especialmente em mães com forte vínculo afetivo e responsabilidade emocional, pode despertar um senso de hiper-responsabilidade".
"A ideia de estar longe, ou de que algo possa acontecer durante a ausência, ativa o sistema de alerta do cérebro, principalmente a amígdala cerebral, que está envolvida nas respostas de medo. Isso pode transformar um medo leve em uma fobia real, principalmente se houver histórico prévio de ansiedade. Vale lembrar que,e se a mãe for mãe de primeira viagem, isso pode ainda mais potencializar o quadro", acrescenta.
"A antecipação do reencontro pode ter gerado uma descarga emocional intensa, ativando o sistema límbico e desencadeando uma crise de pânico. Muitas vezes, a ansiedade não surge pela ameaça real, mas pela antecipação de uma situação emocionalmente carregada. O corpo entra em 'modo de alerta ligado' como se algo estivesse errado, mesmo sem perigo real", aponta..
Dr. José Fernandes Vilas ainda ressalta que isso é comum, principalmente em pessoas que "acumulam responsabilidades e emoções sem espaço para processá-las, como o que acontece com frequência entre mães, cuidadores e profissionais com alto nível de exigência interna". "Se a pessoa tiver uma personalidade com prevalência do perfeccionismo, pode potencializar ainda mais a possibilidade da crise", conclui.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: O que Fátima Bernardes tem? Jornalista recebeu diagnóstico após incidente em avião